Equilibrio acido e base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio Químico

Carlos Henrique Mateus(63.459), Maíra Bispo(55.725), Nathalia Porto(61.467)

UC: Química das Transformações
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:05/05/2010
Responsáveis: e

Resumo
O experimento realizado consiste no princípio de “Le Chatelier” através de um sistema em equilíbrio com a ação de um agente externo, no caso sendotemperatura ou concentração na solução de um composto participante da reação. São analisadas as cores das soluções em questão para obter o deslocamento de equilíbrio na solução para o sentido dos reagentes ou dos produtos.
Feito em quatro partes, o experimento se baseou em:
Parte A – Aumentou-se as concentrações dos reagentes da reação entre cloreto de ferro III e tiocianato de amônio, sendoidentificado o deslocamento do equilíbrio pro sentido dos produtos e, quando adicionamos produtos, o equilíbrio foi deslocado para o sentido inverso da reação.
Parte B – Observou-se o deslocamento do equilíbrio através do aumento da concentração de um dos participantes da reação que envolve cromato de potássio e dicromato de potássio, por via indireta. Na primeira etapa, utilizando-se ácido clorídrico paraaumentar a concentração de H+. Na segunda, de hidróxido de sódio, para que as hidroxilas liberadas reagissem com o H+, diminuindo sua concentração na solução.
Identificamos deslocamento do equilíbrio para o sentido direto na primeira parte e inverso na segunda parte.
Parte C – Reagimos cloreto de prata com hidróxido de amônio e pudemos ver que o cloreto de prata pôde ser consumido para formar ocomplexo diamincloreto de prata.
Parte D – Identificamos deslocamento do equilíbrio no sentido direto da reação em relação ao cloreto de cobalto, quando adicionamos água e pudemos inferir, sabendo as cores dos reagentes e produtos, qual a conseqüência da variação da temperatura na reação. Assim, o sentido direto é exotérmico e o inverso é exotérmico.

Introdução
No experimento realizado,foram verificados os equilíbrios com as variações das concentrações nas diversas reações química e com outras perturbações externas, como a variação da temperatura.
O objetivo deste experimento era verificar o princípio de Le Chatelier através de um sistema em equilíbrio com a ação de um agente externo. Este princípio prova que o sistema, ao ser perturbado, se desloca para tentar neutralizar estaperturbação, caracterizando o equilíbrio da reação.
A mudança das condições em que as reações ocorrem está relacionada com o equilíbrio químico, tendo a alteração de uma solução a adição e a remoção de um produto ou reagente, e até mesmo a variação de temperaturas, pressões, e até mesmo a indução de um catalisador. (1)
O equilíbrio químico é uma reação reversível, sendo a velocidade da reaçãodireta do produto igual à reação inversa do reagente, e com isso suas concentrações permanecem constantes. O aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a reação endotérmica e a diminuição para a exotérmica. Já na pressão, o seu aumento desloca a reação com a contração do volume e em sua diminuição temos a expansão do volume. (2)
Através de experimentos é possível verificar que quando duassubstâncias reagem entre si, sua conversão pode ser incompleta. Se as concentrações dos reagentes diminuírem, a dos produtos tende a aumentar. Após um determinado tempo, as concentrações permanecem equilibradas enquanto não se perturbar o sistema. (3) O uso de catalisadores no equilíbrio químico não causa alterações no rendimento e na constante, mas na velocidade da reação.

Procedimento ExperimentalPara se determinar o deslocamento de equilíbrio por efeito da variação da concentração e da temperatura, foram feitos quatro experimentos com diferentes soluções.

Parte A: no primeiro experimento 40,00 mL de água destilada foram colocadas em um béquer, onde em seguida 5,00 mL de solução de cloreto de ferro III e tiocianato de amônio foram adicionados. Após a solução ser agitada, sua...
tracking img