Equilibrio acido basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio Ácido-Base

A Primeira coisa que eu quero que vocês saibam e sobre o PH!

O que e o ph? E a medida que me confere a quantidade de hidrogênio no sangue, e o hidrogênio vem do metabolismo de diversos alimentos. E necessário o ph normal para que se mantém a homeostase corpórea , e valores anormais de ph com certeza são incompatíveis com a vida, provoca desnaturação de proteínas econseqüentemente a disfunção de todos os órgãos corpóreos.

O ph normal 7.35 a 7.45 e para isso ocorra, para que meu ph sempre ande normal eu tenho no meu organismo 3 sistemas que o mantém . O primeiro e o sistema tampão , segundo o sistema respiratório e o terceiro e o renal . O que controla mais o Ph e o sistema renal, so tem uma grande diferença dos outros dois sistemas, ele e mais lento .Sistema tampão:

Tem uma grande vantagem e uma grande desvantagem.

A vantagem e que a ação dele e imediata e a desvantagem e que passa muito rápido , quantidade de tampão e pouco. Substancias que fazem o tamponamento: Todas as substancias que estão no sangue e que conseguem anular o hidrogênio . A principal substancia e o bicarbonato, outras substancia também fazem :o fosfato a hemoglobina e oíon potássio que sai de dentro da célula e troca com o hidrogênio pra que consigamos melhorar o PH anular o hidrogênio plasmático tirando ele da corrente sanquinea. Não elimina o hidrogênio do organismo, mas o mantem estacionado, ate que a homeostasia seja restabelecida.

[pic]

Reação de trás pra frente: Temos no sangue um hidrogênio e um bicarbonato(HCO3) ligados eles vão formar oH2CO3(acido carbônico) e o acido carbônico pode se transformar em água(h20) e CO2. Ou seja ta mais do que evidente que o sistema tampão esta descrito: Agente tinha um hidrogênio no sangue e com a ligação de um bicarbonato transformando em outra substancia , lembrando que esta reação e feita por uma enzima chamada anidrase carbônica.

Todas as substancias denominada tampão fazem inibição de um hidrogênioplasmático

Sistema respiratório

Tem uma atuação rápida (não tão rápido como o sistema tampão). Conseguimos aumentar ou diminuir a freqüência respiratória assim que estimulamos o centro respiratório , o bulbo.

Se um paciente apresenta um aumento de CO2(hipercapinia) confere um aumento da freqüência respiratória pelo bulbo fazendo uma hiperventilaçao para eliminar a quantidade de CO2. Agoraum individuo com hipocapinia ele tem que começar a reter C02, e pra isso a hipoventilaçao faz diferença, quanto menor a freqüência respiratória de alguém , mais CO2 estou acumulando

• Atenção para pacientes como DPOC: o paciente com DPOC sempre vai ter o CO2 aumentando , conseqüentemente o bulbo deste paciente para de responder ao aumento de CO2, respondem ao oxigênio

Sistema renalO principal o melhor, só que e o mais lento .

Como o rim controla o PH:Regeneração de bicarbonato e eliminação de H+.

Dessas duas formas ele consegue controlar o Ph do paciente.

O túbulo responsável pela regeneração de bicarbonato e o túbulo proximal .

Slide 8:

Celula de um túbulo proximal:

lúmen: Tudo que tiver aqui chega na urina

Interstício :Td que estiver no interstício esta sendo absorvido no corpo novamente

Na célula ocorre a excreção de H+ que vai ta saindo para o lumem proximal e troca com o Na+, então sai um H da célula e entra um Na para o a celula. o hidrogênio chegando no lumem vai se ligar com um bicarbonato que estava La , ligando ele forma o acido carbônico e esse acido carbônico pela anidrase carbonoca quebra emágua e C02. Este processo ocorre todo no lumem proximal. O CO2 novamente e inoculado para dentro da célula e o Co2 se liga a H20 forma o acido carbônico e se qubra em H20 que vai entrar no ciclo novamente e bicarbonato que vai ser absorvido pelo intesticio . o sódio carreia o bicarbonato e pra cada sódio eu carreio 3 bicarbonatos .

*Finalidade do processo: regeneração de bicarbonatos e...
tracking img