Equilíbrios químicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Gutenberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

RELATÓRIO DE QUÍMICA:
equilíbrios químicos

Palmas
2011 
Gutenberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

RELATÓRIO DE QUÍMICA:
equilíbrios químicos

Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, docurso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.

Palmas
2011 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 MATERIAIS E MÉTODOS 5
1.1 Primeira Parte 5
1.2 Segunda parte 5
2 RESULTADOS 7
3 DISCUSSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9



RESUMO

Este relatório se trata de equilíbrio químico, que é oequilíbrio nas reações químicas regido pelo princípio de Le Châtelier. Os experimentos foram realizados a fim de comprovar esse princípio.

PALAVRAS-CHAVE: Equilíbrios Químicos. Princípio de Le Châtelier. Alteração do equilíbrio.



INTRODUÇÃO

Quando sistemas em equilíbrio são submetidos a qualquer perturbação exterior, o equilíbrio se desloca no sentido contrário a fim de minimizar estaperturbação e reestabelecer o equilíbrio (Princípio de Le Châtelier). Com base neste princípio, é fácil prever qual o sentido em que se deslocará o equilíbrio quando o sistema é submetido a uma perturbação. São vários os fatores que podem provocar perturbação no equilíbrio: a alteração da temperatura, da concentração ou da pressão, são os principais .
Verifica-se que a temperatura só tem efeito naposição de equilíbrio das reações endotérmicas ou exotérmicas. A elevação da temperatura desfavorece as reações exotérmicas e favorece as endotérmicas. As alterações de pressão (ou volume) afetam a posição de equilíbrio dos sistemas gasosos, se a reação se der com variação de volume. Se aumentarmos a pressão de um sistema em que existem componentes gasosos em equilíbrio, este se desloca no sentido emque há formação de menor número de mols dos gases .
Um aumento de pressão é equivalente a uma diminuição de volume. Se se aumentar a concentração de um reagente de um sistema em equilíbrio, este evolui no sentido em que contraria esse aumento, isto é, no sentido em que se consome esse reagente, ou seja, no sentido direto.



MATERIAIS E MÉTODOS

Na aula de Princípios Experimentais deQuímica foram usados um balão volumétrico, fio de cobre, tubos de ensaio, pipeta e béquer. Os experimentos foram realizados em duas partes: na primeira foi realizado um experimento com HNO3(g) e na segunda foram realizados três experimentos com uma mistura de CoCl2+HCl(aq).

Primeira Parte

Na primeira parte do experimento foram utilizados um balão volumétrico, um fio de cobre e utilizada a Capela(compartimento fechado, com revestimentos especiais e uma tampa de vidro presente em laboratórios. É utilizada para extrair os gases tóxicos gerados na realização das reações químicas para fora do laboratório ).
O fio de cobre foi colocado no balão volumétrico e adicionou-se HNO3 concentrado. O balão volumétrico foi tampado e formou-se um gás amarelado, representado na reação abaixo. Todo esseprocedimento foi realizado dentro da Capela.
2NO2(g) ⇄ N2O4(g)
Nessa reação, o NO2 apresenta cor avermelhada e o N2O4 é incolor.
Após isso o balão volumétrico foi colocado em contato com água quente e depois em água gelada.

Segunda Parte

Na segunda parte do experimento foram usados três tubos de ensaio, uma pipeta, um béquer e 3 mL de CoCl2 + HCl(aq).
Os 3 mL de CoCl2+HCl(aq) foramcolocados em cada tubo de ensaio e observado o ponto de equilíbrio da reação, quando se formam CoCl4-2(aq)+H2O, conforme mostrado abaixo:
CoCl2+HCl(aq)⇄CoCl4-2(aq)+H2O (reação não balanceada)
Para essa reação, os reagentes (CoCl2+HCl) apresentam uma colocação rosa claro, e os produtos (CoCl4-2) azul escuro.
Depois de atingido o equilíbrio, cada tubo de ensaio foi submetido a uma temperatura...
tracking img