Equilíbrio entre a descentralização e a integração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio Entre a Descentralização e a Integração

O equilíbrio entre integração e descentralização apresenta dificuldades de variadas naturezas. Talvez a mais importante, consiste em não repetiro erro de supervalorizar os meios – a autonomia e a descentralização.
Também é um tema delicado a gestão política do processo, uma vez que em cada caso tem que se buscar instâncias de consenso quepermitam a participação da comunidade e da escola, sem esquecer do interesse da maioria.
Todo o processo de desconcentração do poder de decisão corre o risco de gerar instâncias de reconcentraçãodesse mesmo poder, mesmo no nível da escola. A atuação dos grupos minoritários ou corporativos e a manipulação político-partidária não devem ser subestimadas. Os minoritários interesses sempre encontramformas de se recuperar quando o locus de decisão se move do nível central para instâncias intermediárias ou para unidades que prestam serviço educativo.
Por tal motivo a gestão da escola podetornar-se vulnerável a ajustes e interesses pessoais dos que aí atuam enfraquecendo sua proposta pedagógica e o desenvolvimento institucional. Decisões sobre uso do espaço físico e duração do períodoescolar dar-se-ão tendo em vista ao maior número possível de alunos.
Cabe ao nível estratégico central de formulação e condução das políticas educativas estabelecer critérios e criar mecanismos decontrole que possam dificultar e reconcentração do poder de decisão. Promovendo contínua atualização de informações que tal reconcentração está ocorrendo, além de implantar a avaliação de resultados. “Sóassim a autonomia da escola será uma estratégia de aperfeiçoamento da qualidade”.
É necessário reconhecer clareza sobre como resolver, na prática uma série de questões que aqui colocadas foram.“Porém, o que temos claro é que é preciso mudar radicalmente a política educacional dos anos 90, afim de que se possam obter a eficácia e governabilidade da máquina administrativa, racionalização no uso...
tracking img