Equilíbrio do ponto e da barra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA

Equilíbrio da Barra
(4ª Experiência)

Disciplina: Física 1

Rubens Bezerra da Silva RGM 11112100025
Tadeu Dias dos Santos RGM 11112500632
Welson Antonio de Assis Junior RGM 11112101232

Realizado em: 24/10/2011 – Entrega: 07/11/2011
Sumário

Introdução................................................................................................................ 3
Objetivo .................................................................................................................... 3
Materiais ................................................................................................................... 3
Experiência............................................................................................................... 4
Primeiro experimento ..................................................................................... 4
Segundo experimento .................................................................................... 5
Conclusão ................................................................................................................. 7Bibliografia ................................................................................................................ 8



Introdução

Uma barra rígida é dita estar em equilíbrio estático se ela não se move em nenhuma forma — nem em translação, nem em rotação — no sistema de referência em que observamos o corpo. Translação num corpo é causada por uma força não balanceada, enquantorotação é produzida por um torque não balanceado. Daí as duas condições necessárias e suficientes para que um corpo esteja em equilíbrio são:
• A soma vetorial de todas as forças externas que agem sobre o corpo deve ser nula;
• A soma vetorial de todos os torques externos — em relação a qualquer eixo de torque no espaço — que atuam sobre o corpo deve ser nula.

Numa barra rígida suspensa, ondetodas as forças externas aplicadas sobre ela são verticais, portanto coplanares, as condições de equilíbrio significam que a resultante das forças num sentido deve ser igual à resultante das forças no sentido contrário; e que a soma dos torques no sentido horário (negativo, por convenção), em relação a qualquer eixo de torques perpendicular ao plano das forças, deve ser igual à soma dos torques nosentido anti-horário (positivo, por convenção), em relação ao mesmo eixo. Se a barra for equilibrada na horizontal o braço de alavanca de cada força será simplesmente a distância do ponto de aplicação desta força ao eixo de torque escolhido. Esse eixo deve ser escolhido por conveniência de cálculo: normalmente o baricentro ou o ponto de suspensão da barra é pontos convenientes.

Objetivo

Oexperimento nº1 tem como objetivo descobrir o valor do peso do objeto P2 para que a barra suspensa fique em equilíbrio estático.
O experimento nº 2 tem como objetivo descobrir o valor do peso do objeto P2 para que a barra suspensa forme um ângulo de 120º na junção entre ela e o barbante, e a mesma fique em equilíbrio estático.

Materiais

1. Materiais

. Pesos;

. Balança;

.Sistema de Roldanas;
. Barbante;

. Transferidor;

. Régua;

Experiência

No dia 24 de outubro de 2011, foi realizada a quarta experiência de laboratório, referente a equilíbrio estático da barra, sobre a orientação do professor Daniel Goroso.
Iniciamos a aula, com uma breve introdução sobre equilíbrio estático, suas ações e características. Através da lousa foram passado os parâmetros paradesenvolvimento da experiência, assim como a função matemática usada no cálculo das forças aplicadas sobre a barra.
Após recebermos os kits com o material necessário ao desenvolvimento da atividade, pesamos e medimos os objetos e demos inicio à experiência.

Primeiro experimento:

Descobrir o valor do objeto P2, de forma que a barra uniforme, que pesa 226 g, mede 40 cm e tem um objeto de...
tracking img