Equador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equador

Os espanhóis chegaram à região somente em 1526 Aproveitaram-se da luta dos Incas pela sucessão do império, e conquistaram o país. 

Ao aderir a Federação da Grã-Colômbia, o país selibertou do domínio espanhol. Sua independência se deu apenas em 1830. Durante os séculos XIX e XX houve uma alternância no poder entre conservadores e liberais. 

O cenário político em 1932, foidominado pelo líder populista José Maria Velasco Ibarra. No ano de 1972 houve um golpe militar, a redemocratização só teve inicio em 1978. 

A partir do fim dos anos 1990, o pais enfrentou uma gravecrise a qual resultou numa crise política. Durante três anos dois presidentes foram destituídos. 

Com o objetivo de reduzir a crise econômica o governo em 2003, anunciou cortes de salários e redução degastos públicos e retomou as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Antes dos incas conquistarem, no século XV, a região que conhecemos como Equador, já havia civilizaçõesindígenas desenvolvidas naquele local. Os espanhóis chegaram em 1534, derrotaram os incas e começaram a colonização européia. A população indígena foi dizimada em função das doenças, trazidas pelosespanhóis, às quais não tinham imunidade. Em 1563, Quito, a atual capital do país, passou a ser a sede administrativa equatoriana.
A decadência social se acentuou a partir da segunda metade do século XVIII. Oshistoriadores atribuem a vários fatores a queda do sistema colonial, um deles o fim da produção de prata, na localidade de Potosí. A produção de têxteis ficou notavelmente reduzida. As reformasintroduzidas limitaram também o poder das elites privadas. A independência aconteceu, entre 1809 e 1822, e foi dirigida pelo general Sucre com a ajuda de Simón Bolívar. Suas causas foram de origens internae externa, uma delas, a influência da revolução francesa na região. Depois de 1822, o Equador fez parte da Grã Colômbia, dirigida por Bolívar.
Em 1830, o país obteve sua independência final sob...
tracking img