Eps redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um sistema de automação industrial pode ser classificado em níveis hierárquicos, como ilustrado na Figura 1. Esta abordagem permite enfocar a automação industrial como um sistema constituído de módulos interligados, cujas partes necessitam comunicar-se com o objetivo de troca de informação [1]. Assim, a integração de dados se apresenta com aspecto fundamental nesses sistemas. Nosníveis mais baixos do modelo de automação se encontram aspectos mais ligados ao chão-de-fábrica, enquanto os níveis mais elevados estão associados com informações gerenciais. Assim, na base da pirâmide encontram-se as atividades de medição e atuação efetuadas através de sensores e atuadores. No nível seguinte, são efetuadas as atividades de controle regulatório, intertravamento e supervisão, que sãoimplementados tipicamente através de controladores lógicos programáveis (CLP) e os Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA). No terceiro nível, encontramos os sistemas de gerência de informação dos processos que são englobados com o termo geral de Enterprise Production Systems (EPS), onde estão incluídos os Plant Information Management System (PIMS) e os Manufacturing Execution Systems(MES). Por fim, encontram-se os sistemas corporativos de gestão da planta, Enterprise Resource Planning (ERP), responsáveis pela transformação desses dados em informações de negócio.

Fig. 1: Modelo em camadas de um Sistema de Automação.
Neste contexto é possível observar que a camada EPS necessita de procedimentos capazes de adquirir os dados das células de produção e armazená-los de forma apossibilitar consultas históricas, gráficos de tendência e estatísticos. Este trabalho busca demonstrar procedimentos de compressão e armazenamento de dados implementados durante o desenvolvimento de um sistema de gerência de informação de processos industriais, o qual enquadra-se na categoria EPS da pirâmide de automação.

MÉTODOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS EM EPS

Os EPS são responsáveis pelaaquisição e armazenamento dos dados, permitindo a transformação destes em informação e esta em conhecimento. Dentre estes dados podemos citar as variáveis analógicas, discretas e String de texto. Basicamente a estrutura de armazenamento dos dados de um sistema EPS é definida da seguinte forma: Time Stamp, identificação do dado (TAG), valor do dado e qualidade.
Podemos dizer que as principaisfuncionalidades de um EPS são: a aquisição de dados de diversas fontes (CLP, SDCD, SCADA), a persistência dos dados em algum meio de armazenamento e a consulta sobre a base de dados formada [2].

Existem duas fontes de obtenção de dados, são elas: CLPs e SCADAs.

As vantagens de se buscar os dados nos CLPs são:
• Busca dos eventos com menor atraso temporal.
• Para redes homogêneas de CLPspode-se coletar os dados em um ponto único, se todas as redes de CLPs estiverem interligadas.
• CLPs são mais confiáveis e apresentam menor sucetibilidade à falhas que os sistemas SCADA.

As vantagens de se buscar os dados nos sistemas SCADA são:
• Nos sistemas SCADA os dados estão sempre em unidades de engenharia.
• Buscando-se os dados nos sistemas SCADA pegamos os dados já convertidos.
• Muitasvariáveis são definidas apenas nos sistemas SCADA, não existindo nos CLPs. Por exemplo, a
umidade de uma pilha constitui um parâmetro de processo definido pelo operador em uma tela de
entrada manual de dados de um sistema SCADA. O problema é que a quantidade de dados provenientes das células de produção é muito grande exigindo um eficiente processo de compressão dos dados antes de seuarmazenamento. O desafio nesse processo de compressão é a possibilidade de reconstituição dos dados sem que haja perda, como será visto nas próximas seções.

COMPRESSÃO DE DADOS EM EPS

A compressão de dados é realizada com o objetivo de eliminar informações redundantes e/ou tornar possível o armazenamento de um grande volume de informações em um espaço de disco reduzido [3].
Os sistemas que...
tracking img