Eplicação cientifica da violencia

506 palavras 3 páginas
EXPLICAÇÃO PSICANALISTA: A violência escolar é uma das características naturais do ser humano. É como uma fonte de energia que, usada adequadamente, serve para nos levar e manter na busca por ideais, metas e objetivos, pode ter sido causado por fatos anteriores que de certa forma influenciaram conscientemente ou inconscientemente o indivíduo a comportar daquela maneira. A violência é um distúrbio da agressividade. A agressividade em si não é um mal, pelo contrário, é uma função estruturante da vida do sujeito. Da mesma forma que precisamos da afetividade para acolher o que nos faz bem, precisamos da agressividade para rejeitar o que nos faz mal. Até porque tem um ditado que diz "quem não afasta o mal, é logo dominado por ele". Uma violência presenciada na família ou a própria comunidade contribui bastante para este fato.
EXPLICAÇÃO COMPORTAMENTALISTA: A violência escolar é influenciada pelo que acontece ao seu redor, ou seja, Crianças ou adolescentes que apresentam comportamento anti-social são percebidas como socialmente incompetentes, uma vez que se utiliza de mecanismos de interação e de solução de problemas considerados socialmente inadequados. Se uma determinada pessoa obtiver respostas positivas a uma determinada ação, esta continuaria com o mesmo comportamento, se não, esta pessoa deixaria de lado tal comportamento, pois não teria uma resposta satisfatória. Todo comportamento que infrinja regras sociais ou que seja uma ação contra os outros: como o comportamento agressivo, furto, roubo, vandalismo, mentira, ausência escolar, fugas de casa, entre outros. Distúrbios de Comportamento são padrões de conduta que podem ameaçar as relações normais entre a criança e as pessoas que a rodeiam e tendem a piorar no decorrer do tempo, transformando-se num quadro de Transtorno de Conduta futuro.
EXPLICAÇÃO HUMANISTA: A violência escolar vista por esta explicação, em que as pessoas na necessidade de coexistirem no mesmo espaço, formam grupos jovens estudantes violentos

Relacionados