Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epistemologia e Conceituação

A Epistemologia estuda o conhecimento, e se baseia em duas questões: o que é conhecimento; e como é possível o conhecimento.
Alguns filósofos acreditamque a base do conhecimento é a realidade do que existe no mundo e na natureza, mas a palavra “realidade”, pode se referir a duas coisas: idéias que estão na mente (realidade inteligível) ou dadoscaptados pelos sentidos (realidade sensível).
A partir disso, percebemos que existem duas formas de conhecimento: o sensível (produzido pelas sensações) e o inteligível (formulado pelas idéias).Então, chegamos à conclusão de que o conhecimento pode acontecer de forma direta ou indireta.

Kant e a “Revolução Copernicana do Conhecimento”

Foi um filósofo que se preocupou ementender o conhecimento. Ele acreditava ser possível formular uma ciência universal através da construção de uma linguagem que permitisse o uso de símbolos com o mesmo significado.
Kant dizia que oconhecimento começava com a experiência, mas não se limitava nela. Assim ele propôs uma distinção: Conhecimento Empírico (relativo ao mundo concreto) e Conhecimento Puro (relativo ao mundo racional).A revolução de Kant era a seguinte: a filosofia deveria voltar-se para a investigação de princípios do mundo especulativo, estes seriam responsáveis pela síntese do mundo concreto.
Kantcritica a psicologia, quando ela torna como centro de análise a existência de um “eu” interno. Para ele o “eu” não pode ser considerado um objeto real.
Assim, ele só reconhece um método para aspesquisas psicológicas, a Antropologia.

Comte e Positivismo

O pensamento comteano baseia-se na idéia de que a sociedade só pode ser reorganizada diante de uma mudança de parâmetrosintelectuais pelos homens.
Apresenta também o desenvolvimento das ciências e do espírito humano segundo três períodos distintos-teológico (explica os fenômenos por forças abstratas); e o positivo...
tracking img