epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina:
1.1 Epistemologia: Do grego EPISTEME = Ciência, e Logos = teoria, temos a epistemologia.Estuda a origem, estrutura, métodos e o quanto o conhecimento é válido.Basicamente definimos epistemologia como sendo o estudo sobre o conhecimento científico.Consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre e usar esse conhecimento paraantecipar uma realidade futura.Também estuda a evidência, ou seja os critérios de reconhecimento da verdade.Estuda o grau de certeza do conhecimento científico em diferentes áreas.
1.2 Sujeito epistêmico (de acordo com o que foi debatido em sala de aula): Sujeito epistêmico é o sujeito do conhecimento,é a pessoa que busca respostas do ponto de vista científico, o sujeito pensante, crítico, queduvida.É a pessoa capaz de pensar sobre seu próprio pensamento e sobre sua forma de operar no meio que está inserido.
1.3 Reflexão epistemológica: é a delimitação de possibilidades,é descobrir os critérios, foco, finalidade, a partir da atitude refletida.
1.4 Atitude epistemológica: postura que te faz ver a cientificidade, que te faz questionar, duvidar, criticar, conhecer o objetivo.
2. Quais ostrês principais focos de investigação da Epistemologia quando observa uma ciência?
• Filosofia das ciências: estuda os fundamentos, os pressupostos, as bases filosóficas que estão engajadas e também as implicações filosóficas da ciência, não só ciências naturais tal qual biologia, mas também as ciências sociais como a psicologia, tentando resgatar os princípios filosóficos que se embasaram.
•História das ciências: dá ênfase à observação,à explicação, analisa a trajetória contextual das ciências, o que levou, onde chegou, analisando a época e o meio.
• Crítica do conhecimento: questiona postulados, métodos, teorias, finalidades, conceitos, até mesmo os resultados alcançados.
3. O que é a processualidade epistemológica das ciências? Defina ruptura epistemológica.
A processualidadeepistemológica é a realidade que diz que tudo que é científico não é feito de uma vez por todas, é atemporal, pelo contrário,é temporal e uma realidade puramente histórica.Toda ciência é processual.Não nasce pronta e sim se constrói.Ruptura epistemológica é quando uma nova concepção científica emerge, levando à incorporação dos conhecimentos anteriores nela.
4. Qual a importância de uma Epistemologiada Psicologia?
Pelo fato da epistemologia nos permitir questionar, duvidar do que aprendemos.Permite-nos sair da posição de apenas escutar e concordar com tudo que nos é dito, e passar a posição de pensar.Em outras palavras, a epistemologia desenvolve em nós, o lado crítico.
5. A Lei 4.119 de 1962 prevê diretrizes para o exercício da profissão do psicólogo. Que diretrizes são essas?
1.diagnóstico psicológico;
2. orientação e seleção profissional;
3. orientação psicopedagógica;
4. solução de problemas de ajustamento.

6. De acordo com Bock, Furtado e Teixeira(2005),

6.1 Descreva a finalidade principal do trabalho do psicólogo.
O psicólogo trabalha para promover a saúde (bem-estar físico, mental e social), trabalha para que as pessoas compreendam cada vez mais que estão inseridasnas relações sociais, e na sua constituição histórica e social como ser humano.Quanto mais isso ficar claro na cabeça das pessoas maiores serão as possibilidades de a pessoa lidar melhor com as situações cotidianas, compreendendo relações.O psicólogo é um profissional que aplica conhecimentos e técnicas de psicologia para que as pessoas sejam capazes de enfrentar as dificuldades.O psicólogo ajudaa clarificar as razões das dificuldades e a mudar o comportamento, se for o caso.O psicólogo dá suporte e acompanha, a fim de ajudar na superação de uma crise, ou doença (como a depressão por exemplo) e a proporcionar o desenvolvimento pessoal de seu paciente.
6.2 Em que a atitude as práticas psicológicas se diferenciam da postura do amigo e da visão que a sociedade...
tracking img