Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A EPISTEMOLOGIA

1.1. O que é a epistemologia?

A palavra epistemologia provem do grego “epistéme”, que significa ciência, conhecimento e “lógos”, que significa tratado, discurso. Podemos afirmar que foi com Platão que a epistemologia surgiu. Este opunha a crença ou opinião ao conhecimento, onde a crença era algo subjectivo, um ponto de vista, ao contrário do conhecimento que eraverdadeiro e justificado.

A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento relacionando-se com a metafísica, a lógica e a psicologia. Na sua génese estão questões com que ela mesmo se debate todos os dias: Será o ser humano capaz de atingir realmente o conhecimento total e genuíno? Haverá distinção entre um mundo cognoscível e ummundo incognoscível? E a origem do conhecimento? A epistemologia, nos seus estudos tenta desvendar estas questões, mas até que ponto, isso será possível? Será que existem respostas? E se existirem e se forem respondidas, será que a epistemologia faria sentido? São inúmeras as questões que se levantam.



1.2. Um pouco de história

Desde que Comte negou à filosofia um domínio própriode objetos e confiou-lhe como tarefa específica o estudo das ciências, a determinação de seus objetos e de suas tarefas, a sua divisão e coordenação, a atenção dos filósofos dirigiu-se sempre mais para a ciência, a qual se tornou, para muitos, o argumento principal e central de sua análise. Além disso, a indagação atenta e aprofundada das características e das funções do saber científico eraexigida quer pela orientação positiva da filosofia, quer pelos enormes desenvolvimentos e pela extraordinária importância que a ciência havia adquirido durante os últimos dois séculos, período no qual ela demonstrou ser um saber extremamente fecundo e prático.

Essas instâncias foram o ponto de partida de uma parte da filosofia, chamada filosofia da ciência, ou epistemologia. Esta seidentifica com a crítica metodológica da ciência, na medida em que essa crítica tende à explicitação consciente e sistemática do método e das condições de validade dos juízos – particulares, singulares ou universais – tornados próprios pelos cientistas, perseguindo assim uma reconstrução racional, convencionalmente designada por senso empírico-pragmático, do conceito de conhecimento científico.A epistemologia propõe-se a responder às seguintes questões: o que é conhecimento científico? Em outras palavras, em que consiste propriamente o trabalho do cientista? Que faz ele quando faz ciência? Interpreta, descreve, explica, prevê? Faz apenas conjecturas ou verdadeiras asserções (gerais e singulares) que espelham fielmente os aspectos dos fatos? E quando o cientista explica, o que éque ele explica dos factos: sua função, origem, génese, essência, fim? Qual é o status lógico das leis na ciência? São elas resultados de procedimentos indutivos (e o que quer dizer indução para a ciência?), ou antes, conjecturas da imaginação científica que deverão sujeitar-se a provas empíricas? Em que sentido se fala em causalidade nas ciências empíricas? Quando, então podemos dizer que umateoria é "melhor" do que outra? O que queremos dizer quando afirmamos que as ciências empíricas são objetivas? Qual é o papel da experiência na pesquisa científica? Podemos observar que na epistemologia existem mais perguntas que respostas. Tais perguntas brotam da pergunta inicial sobre o que seja o conhecimento científico.

Essas questões começaram a impor-se à atenção dos filósofos pelofim do século XVIII, no momento em que a atitude de confiança optimista e exaltação cega das ciências foi substituída por um ceticismo e uma crítica aguda nos confrontos do conhecimento científico. O nascimento e desenvolvimento da filosofia da ciência deve-se directamente à tomada de consciência da problematicidade desse conhecimento. Tal consciência era ainda ausente em Descartes, Newton,...
tracking img