Epistemologia e teoria doconhecimento em secretariado executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue
Disciplina: Técnicas Secretariais
Professora: Fabiana Santos

RAIMUNDO NONATO JÚNIOR

RESUMO DO 3º CAPÍTULO DO LIVRO:
EPISTEMOLOGIA E TEORIA DO CONHECIMENTO EM SECRETARIADO EXECUTIVO: A FUNDAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA ASSESSORIA.

GLAUCIENE GONÇALVES PENA

BELÉM- PA
2012Epistemologia e Teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: a fundação das ciências da assessoria. Raimundo Nonato Júnior. Fortaleza: Expressão Gráfica.

1) HISTÓRIA DO SECRETARIADO: DEMANDAS E CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS À FUNDAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA ASSESSORIA.
Será que podemos compreender o presente sem conhecer o passado?
Como os fatos históricos de uma área podem mostrar caminhos paraseu desenvolvimento científico e social?

Não há como entender o momento presente se antes não houver uma compreensão do passado e do futuro. Por isso, ao longo dos séculos, diversas áreas do conhecimento vêm
buscando analisar historicamente os profissionais do passado para melhor compreender os caminhos acadêmicos que percorremos atualmente.
E com Secretariado não seria diferente!
Através deuma pesquisa minuciosa sobre a profissão de Secretariado, o autor busca avançar nosso conhecimento sobre a atuação dos assessores no Brasil e no mundo, mostrar a importância da profissão e a consolidação de novos conceitos propostos pelas Ciências da Assessoria.

1.1) ORIGENS DO SABER E DO FAZER DOS ASSESSORES.
A origem da atividade de assessoria está intrinsecamente ligada a do saber.Certamente ela advém dos primórdios das produções do conhecimento humano, pois, para organizar, selecionar e encaminhar fontes de saber é necessário estar assessorado por outras pessoas.
O homem, tal e qual um animal social, produz seu conhecimento em parceria, estando ora sendo assessorado por alguém e ora assessorando outras pessoas. A partir daí, percebe-se que o mundo não foi produzido isoladamente,mas é fruto de conhecimentos coletivos que estavam salvaguardados por atividades de assessoria. Para tanto, a assessoria configura-se como um dos fazeres mais antigos da história da humanidade.

1.1.1) OS ESCRIBAS E O SECRETARIADO
A origem do profissional de secretariado surgiu nas civilizações antigas, das atividades dos escribas. Os escribas tinham consigo um amplo conhecimento intelectual eacima de tudo dominavam a escrita, o que naquela época era um privilégio.
Aos escribas eram atribuídas funções de secretário, copista, contador, geógrafo, arquivista, historiador, linguista e escritor, podendo ainda atuar como guerreiro. Entretanto, seu marco principal era o ato de assessorar e, sobretudo, guardar informações sigilosas. Daí percebemos como a intelectualidade está fortementeligada à profissão de Secretariado desde seus primórdios.
Historicamente, um dos principais nomes da Grécia Antiga- Alexandre, o Grande (356 a.C.-323 a.C.)- passou a destacar a importância do trabalho dos escribas, já que a partir dos registros de seus secretários, este grande líder fazia análises militares, geográficas, linguísticas e culturais que facilitavam suas conquistas. E a partir de então,a atividade de assessoria entrou em evidência.
Entretanto, o apogeu do Império Romano (norte da África, Ásia Ocidental e Mediterrâneo Oriental), o advento da democratização na Grécia e a difusão de novas concepções religiosas e políticas desencadearam uma crise no trabalho desta categoria. Daí em diante, os escribas se subdividiram em dois grupos: o primeiro formado por escribas que passaram aatuar como professores, filósofos, conselheiros e escritores, devido sua ampla cultura e domínio da escrita. E o segundo, eram prisioneiros de guerra que atuavam como escravos, subordinados aos senhores que exploravam suas habilidades intelectuais para obter poder. Com isso, a competência intelectual dos assessores caiu em descrédito, pois todo seu trabalho passou a ser tomado como obra de seu...
tracking img