Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria, raimundo nonato júnior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo: A Fundação das Ciências da Assessoria, Raimundo Nonato Júnior. Fortaleza: Expressão Gráfica 2009, 258p.
Será que podemos compreender o presente sem conhecer o passado?
Como os fatores históricos de uma área podem mostrar caminhos para o desenvolvimento cientifico e social?
A o longo do século, vários profissionais de váriasáreas do conhecimento observando a sua própria formação histórica, o que também ocorre no secretariado. “Então você já deve ter lido ou ouvido sobre a história desta profissão, por isso a reconstruí desde a antiguidade, mas com a necessidade de novos recortes históricos para entender melhor o tema e pesquisei sobre a Informação Secretarial e Educação em Secretariado”. Percebendo seus caminhos naescrita, na ciência e na militância política ou profissional dentro da evolução tecnológica de sua formação social.
3.1 Origem do Saber e do Fazer dos Assessores
Esta advém da origem humana, pois o homem é um animal social que produz conhecimentos complexos em parceria com outras pessoas, sendo que em várias crenças ocorreram assessoria e todas concordam que o mundo não se produziu isoladamente eque esta se configura como uma das ações intelectuais mais antigas da humanidade.
3.1.1 Os escribas e o secretariado
Os escribas (contar em hebraico (sópher)) foram os mais antigos a realizarem a atividade, pois dominavam amplos conteúdos intelectuais principalmente a escrita, assessorando a mando dos regentes da política, filosofia ou da guerra, exercendo funções de secretario, copista,contador, geógrafo, arquivista, historiador, linguista, escritor e até guerreiro, mas desejamos saber apenas a de secretario ou assessor. Secretario significa entre tantas definições segredo, retiro e particular. Trabalhando em vários setores e regiões desde a Grécia Antiga. Trabalhando até mesmo com Alexandre, O Grande (356 a.c – 326 a.c), onde este se tornou um grande incentivador da profissão (osecretario era atuante tanto em questões intelectuais até em frente de batalhas).
No Egito Antigo o escriba era um profissional importante na administração religiosa, civil e militar, tanto que quando um cidadão precisava ler ou redigir um documento procurava o escriba. Começando assim a produção textual técnica, mas era complicada, pois havia muitos símbolos para entender e ainda se encarregavam deorganizar e distribuir toda produção, fiscalizar e supervisionar a ordem pública e acabavam liderando muitos ramos profissionais como: generais de exércitos, geógrafos, engenheiros, contadores, sacerdotes e até filósofos ou conselheiros intelectuais. Eles também acreditavam no “Deus da Escrita”, além de usarem vários instrumentos para escrever como: paleta (com tintas), recipiente com água e umcálamo de junco que eram carregados dentro de caixas de madeira ou bolsas. A escrita era feita em um papiro.
Os escribas passaram por muitas mudanças tanto se dividiram em dois grupos: o primeiro atuando como professores, filósofos, conselheiros e escritores (ampla cultura e domínio da escrita) e o segundo por prisioneiros de guerra (escravos) trabalhando para seus senhores, nesse momento acategoria dos secretários surge da escravidão.
3.2 A História Internacional do Secretariado
Depois da decadência, a profissão passou a ser exercida em mosteiros, monastérios e sociedades intelectuais e religiosas onde trabalhavam como copistas e arquivistas. Com a revolução comercial e o mercantilismo os secretários têm trabalhos oferecidos pelos meios urbanos e industriais em crescimento.E na metade do século 18 a revolução industrial trouxe tecnologia ao assessor executivo, sendo que eram homens com habilidades em redação, economia, contabilidade e filosofia.
A primeira assessora mulher trabalhava para Napoleão Bonaparte, mas saiu devido o ciúme por parte da mulher dele e colocaram no cargo o Francês François Champollion, e como secretario foi um dos maiores...
tracking img