Epistemologia piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Génese da Epistemologia genética Piagetiana, evolução e relação entre a Epistemologia e a Psicologia
Piaget iniciou as suas pesquisas ao lado de um zoólogo, e cedo se habituou a observar a natureza, a descobrir as regularidades que aí se apresentam e a formular leis que regiam a vida dos animais e vegetais. Seis ou sete anos depois, quando completava quinze anos, Piaget apaixonou-se pelafilosofia, cultivando o plano de escrever uma teoria do conhecimento. Não desejava contudo imitar os filósofos, fechando-se no seu gabinete de trabalho, ao contrário pretendia elaborar suas ideias adoptando o exemplo do seu mestre, observando o comportamento humano como havia observado o comportamento dos animais. Isso conduziu ao estudo das acções das crianças, daí surgir a sua teoria acerca donascimento da inteligência.
O objectivo primordial de Piaget era o de solucionar a questão do conhecimento, como é possível alcançar o conhecimento? Formulada a questão, surge de imediato outra, conhecimento de quê? A resposta a Segunda questão é simples, o conhecimento do mundo em que vivemos, do meio que nos circunda. Todavia a palavra "meio" não se limita a designar os objectos que nosrodeiam, Piaget entende-a por via diversa, pois abrange tudo, natureza, objectos construídos pelo homem, ideias, valores, relações humanas, em suma a história e a cultura.
Que significa conhecimento? Para Piaget a palavra não tem o significado que o senso comum lhe dá. Para ele o termo "conhecer" tem sentido claro: organizar, estruturar e explicar, porem a partir do vivido (do experênciado).
Conhecernão é somente explicar e viver, conhecer é algo que se dá a partir da vivência ou seja, da acção sobre o objecto do conhecimento.
Para Piaget, não há conhecimento sem conceitos. Significa isso que o conhecimento parte da acção de uma pessoa sobre o meio em que vive, não ocorre sem a estruturação do vivido. Coisas e factos adquirem significado (significação) para o ser humano quando inseridosnuma estrutura, é isso que Piaget denomina de assimilação. Segundo Piaget a significação é o resultado da possibilidade de assimilação, e não o inverso.
Se o objecto do conhecimento é o meio, abrangendo os aspectos físicos e culturais, qual o sujeito do conhecimento? Não é o indivíduo, nem o eu psicológico. O sujeito do conhecimento para Piaget, é o sujeito epistémico, um sujeito ideal,universal, que não corresponde a ninguém em particular, embora sintetize as possibilidades de cada uma das pessoas e de todas as pessoas ao mesmo tempo. Para Piaget o sujeito epistémico é então o sujeito do conhecimento. É o sujeito da sua epistemologia. Mas o que é a epistemologia? Classicamente diz-se que é o estudo crítico do conhecimento científico.
Qual é então a relação entre epistemologia epsicologia para Piaget, e o problema do conhecimento que aparece como centro da sua obra?
Sendo a epistemologia o "estudo crítico" do conhecimento científico, observando o comportamento da criança e reflectindo em termos genéricos a respeito do conhecimento e, em termos particulares, a respeito do conhecimento alcançado na física, Piaget concluiu que a criança e o cientista conhecem o mundo da mesmaforma. Piaget entende que há uma analogia entre a forma como a criança constrói a sua realidade, estruturando a sua experiência vivida, e a forma como pela qual o cientista constrói a física. As diferenças entre um tipo de conhecimento e outro expressariam níveis diferentes da capacidade humana de conhecer. Em suma, de acordo com Piaget, explicar como é possível o conhecimento, de maneira geral, éo mesmo que explicar como é possível o conhecimento científico. Aí está a razão pela qual Piaget chama "epistemologia" à sua teoria do conhecimento.
Mas porquê de genética? A razão está em que Piaget não se limita a explicar como é possível o conhecimento de um adulto, discute ainda , as condições necessárias para que a criança chegue , na vida adulta ao conhecimento possível para ele....
tracking img