Epistemologia genética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho complementar da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II



23 de setembro de 2010
Adamantina – SP

● Definição de Epistemologia Genética

As teorias de Jean Piaget, tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dosmecanismos do aumento dos conhecimentos.
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.
Para Piaget ocomportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.A estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo.
A adaptação intelectual constitui-se em um “equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar”.
O desenvolvimento doindivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. São estes os períodos: Período Sensório-Motor, Período Simbólico, Período Intuitivo, Período Operatório Concreto, Período Operatório Abstrato.
A construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A importância de se definir os períodos de desenvolvimento dainteligência reside no fato de que, em cada um, o indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade. A compreensão deste processo é fundamental para que os professores possam também compreender com quem estão trabalhando.

● Caracterização do método clínico de Piaget

O método clínico é um procedimento de entrevistas comcrianças, com coleta e análise de dados, onde se acompanha o pensamento da criança, com intervenção sistemática, elaborando sempre novas perguntas a partir das respostas da criança e, avaliando a qualidade e abrangência destas respostas. Também se avalia a segurança que a criança tem sobre as suas respostas diante das contra-argumentações.
Jean Piaget descreve com muita aproximação e quaseprecisão, as respostas esperadas para cada nível de pensamento, de acordo com os estágios cognitivos. Estabelece as possíveis respostas que as crianças do estágio pré-operatório darão, igualmente as dos períodos operatório concreto e formal ou hipotético-dedutivo.
O estágio cognitivo, avaliado de forma subjetiva, mas, possibilitado pela riqueza contida nas possibilidades das respostas da criança, ea sua segurança, ou não, diante das contra-argumentações, faz do método clínico um instrumento confiável, para avaliar o estágio cognitivo das crianças, tanto com desempenho adequado nas atividades educativas, quanto às crianças com problemas de aprendizagem. Não há resposta certa nem errada. A intenção é avaliar o nível de pensamento da criança. A atitude do entrevistador é flexível, com umainteração adequada com a criança, feita anteriormente, de forma espontânea.
Elaborou seu método clínico de entrevistas e entre eles, pode-se citar: a noção de pensamento; o realismo nominal; a idéia sobre sonhos; realismo e consciência; a consciência atribuída às coisas; o conceito de vida; a origem dos astros; a meteorologia e a origem das águas; a origem das árvores, montanhas e da...
tracking img