Epistemologia de paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE NEGOCIOS DO ESTADO DA BAHIA – ENEB
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
A EPISTEMOLOGIA DE PAULO
(Por: Cleide Souza da Silva)
Resumo:
Fariseu, instruído pelo mestre mais respeitado da época: Gamaliel. Saulo era o judeu mais fervoroso de sua época. Perseguiu os cristãos com o intuito de exterminar mais uma seita herética que abalava as estruturas do Império Romano. Acontece que, oque ele sem conhecer perseguia seria, através dele, uma das maiores religiões do mundo. Quando foi convencido de que os cristãos a quem ele perseguia trazia o conhecimento que lhe faltava ele percebeu que o conhecimento das leis que regiam a sua vida não fazia mais sentido algum. Saulo passou a chamar-se Paulo e de perseguidor passou a ser perseguido.
Palavras-chaves: metodologia, contexto,conhecimento de Cristo, Epistemologia.


INTRODUÇÃO


Paulo era profundo conhecedor da Lei de Moisés e dos profetas. Com isto tudo que ele tinha aprendido e vivido até então serviu de base para assimilar este novo conhecimento que abrasava a sua alma: o conhecimento do Cristo ressuscitado. Este novo conhecimento fechava as brechas do conhecimento da Lei de Moisés que até entãoera tido como o conhecimento absoluto. Judeu e cidadão romano de nascimento, conhecia o seu contexto e tinha o conhecimento dessas duas culturas.
O Império Romano estava decadente. Revoltas e conflitos estavam espalhados por todas as províncias. Era o caos. Por outro lado, os judeus tinham doutrinas religiosas muito rígidas, que oprimia o povo na esperança do salvador profetizado pelosprofetas: o Messias. Após a morte de Jesus os apóstolos juntamente com os discípulos ficavam a maior parte do tempo escondidos devido à perseguição ferrenha contra as boas novas que eles traziam. Este era o contexto de Paulo. Com muito custo foi aceito pelos discípulos de Jesus, pois tinham medo que fosse um traidor no meio deles. Por fim Pedro o aceitou e Paulo passou a ser o menor dos apóstolosvisto que não tinha convivido com Jesus.


A EMPATIA VENCENDO OBSTÁCULOS


Paulo então começou as suas viagens missionárias junto com Barnabé e outros discípulos. Levava o conhecimento de Cristo a todos, judeus e não judeus, aos leigos e aos reis, aos tolos e aos sábios (Atos, 13. 46 – 52). A primeira barreira vencida por Paulo foi dentro do seu próprio grupo, pois estes nãoaceitavam o fato deste conhecimento ser levado a quem não fosse judeu. Paulo então percebeu que as correntes que prendiam os discípulos ao velho e tradicional preceito não tinha sido aniquilado apesar dos discípulos terem vivido com Jesus. Usando a própria Lei de Moisés e os livros proféticos ele fez a ponte do velho conhecimento com o novo, e o resultado foi que todos conseguiram compreender que asboas novas não pertenciam única e exclusivamente aos judeus, mas, a todos quantos estiverem dispostos a ouvir e aceitar.
Começava assim a gestão do conhecimento que Paulo agora tinha a missão de disseminar. Isto foi a parte fácil desta epistemogia que estava longe de terminar. Segundo MORGAN (1996) “o mito da racionalidade ajuda a ver certos padrões de ação como legitimados, confiáveis enormais, ajudando a evitar a disputa e o debate [...] subjacentes a muitos valores e ações das pessoas”. O que aconteceu durante as viagens missionárias de Paulo foi inédito até então. Os povos visitados pelo apóstolo eram diferentes principalmente em suas culturas. Ele então aproveitava a cultura de cada um para se fazer entender, ou seja, partia do que já era conhecido e então plantava a sementedeste novo conhecimento com o cuidado ético de não desprezar as crenças já enraizadas sem antes conhecê-las. O que se julgava conhecido ele interpretava através do conhecimento de Cristo.
É o que DUTRA (2001) diz: “O conhecimento tácito coletivo diz respeito ao conhecimento desenvolvido pelo individuo e compartilhado com outras pessoas, mas também relaciona-se ao conhecimento resultante...
tracking img