EPISTEMOLOGIA DA PSICOPEDAGOG

390 palavras 2 páginas
A Psicopedagogia é uma área do saber científico relativamente nova, e por isso seu campo teórico e metodológico se constrói a cada dia dentro das clínicas e instituições através da pesquisa e reflexão.
O objeto de estudo da psicopedagogia é a aprendizagem como mecanismo que a espécie humana desenvolveu para se adaptar ao meio, estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto.pela complexidade desse mecanismo, a psicopedagogia configura-se como um campo de investigação multidisciplinar cercando-se, para isso, de bases orgânicas, psicológicas e sociai, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.
De início, o objeto de estudo da psicopedagogia eram os sintomas das dificuldades de aprendizagem e o objetivo era remediar esses sintomas. Depois, quando se começa a considerar os sintomas como valores relativos, seu objeto passa a ser o processo de aprendizagem e seu objetivo remediar ou refazer um processo em todos os seus aspectos, passando a ser percebida como um saber independente.
As demandas e pressões sociais por mais e melhor oferta de escolarização básica provenientes de uma sociedade urbana portadora de novas necessidades econômicas, culturais e sociais têm apontado a educação integral e a escola de tempo integral como possibilidades de melhoria da oferta e da qualidade de educação básica no Brasil.
A proposta da escola unitária mostra a necessidade do rigor intelectual e propõe, ao mesmo tempo, uma escola mais técnica e mais orgânica em relação ao mundo industrial moderno, baseada em princípios científicos e tecnológicos e que se constitua num espaço de síntese entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o intelectual.

BIBLIOGRAFIA
SILVA, M. C. A. Psicopedagogia: A busca de uma fundamentação teórica. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
VISCA, J. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia

Relacionados

  • Pratica da psicopedagogia
    6815 palavras | 28 páginas