Epis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da utilização de equipamentos de proteção individual EPI
Trabalho por Jeronimo P. Marques Júnior, estudante de Administração @ , Em 30/11/-0001
5 18 votes
Visualizado 21 vezes
Palavras-chaves Empresa,, Equipamentos,, Proteção,, Individual. ,
*
*
*
RESUMO
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do uso de equipamentos de proteção individual nasempresas, baseado em teorias de autores que mencionam a real necessidade que as pessoas têm de se proteger no ambiente de trabalho e complementam demonstrando a obrigatoriedade da organização em fornecer estes materiais de forma gratuita a seus funcionários. Complementado com um estudo de caso em uma empresa local que demonstra o descaso por parte da gerência em dispor aos seus colaboradores o usode EPI’s e ainda, a falta de consciência dos operários pela sua importância.
PALAVRAS-CHAVE: Empresa, Equipamentos, Proteção, Individual.
 
ABSTRACT
This article aims to show the importance of using personal protective equipment in companies, based on theories of writers who mention the real need that people have to protect the environment and complement the work demonstrating the requirementof the organization in providing these materials for free to their employees. Complemented with a case study in a local company that demonstrates the disregard by management to have their employees to use PPE and also a lack of awareness of the workers for their importance.
KEYWORDS: Company, Equipment, Protection, Individual.
 
1. INTRODUÇÃO 
Segurança do trabalho pode ser entendida como oconjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. E para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho é essencial a divulgação da importância sobre prevenção de acidentes e os equipamentos disponíveis.
Segundo Marras (2002, p. 208), a função da segurança notrabalho é a prevenção de acidentes no trabalho e a eliminação de causas de acidentes no trabalho. Esse é um programa de longo prazo que objetiva, antes de tudo, conscientizar o trabalhador a proteger sua própria vida e a dos companheiros por meio de ações mais seguras. Existem pelo menos duas razões que comprovam a importância da segurança no trabalho: a necessidade de preservar a vida humana eproporcionar bem-estar, e o número de faltas ao trabalho, causadas por acidentes no ambiente de trabalho, as quais aumentam o custo para a empresa. Estas faltas, muitas vezes, poderiam ser evitadas se os funcionários das empresas estivessem conscientes da importância da utilização de equipamentos de segurança individuais (EPI’s) e, por outro lado, a ausência dos empregados de uma empresa, poderia sermenor diante do motivo de acidentes, se a mesma adotasse a política de obrigatoriedade do uso dos EPI’s para todos os funcionários.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras (NR’s) a lei relativa à Segurança e Medicina do Trabalho é a de número 6.514 de 22 de novembro de 1977 da Consolidação das Leis doTrabalho (CLT), leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O objetivo deste trabalho é identificar através de um estudo de caso, quais os motivos que levam os funcionários a questionar o uso do equipamento de proteção individual e a sua não utilização, e ainda, desenvolver um trabalho quepudesse expor a importância da utilização desses equipamentos e quais benefícios a empresa teria com a implantação destas medidas.
 
2. REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO E USO DE EPIs
Bernardino Ramazzini publicou em 1700 a obra “A doença dos trabalhadores”, e esta lhe rendeu a referência de pai da medicina do trabalho. Ramazzini enfatizou a importância do estudo das relações...
tracking img