epifrmiologia

525 palavras 3 páginas
Enquanto amostras clínicas, como por exemplo, fezes , freqüentemente conte, concentrações elevadas de Salmonella e podem ser semeadas diretamente em meios altamente seletivos e diferenciais, isto não ocorre com amostras de alimentos, sendo necessário seguir-se esquemas de pré –enriquecimento e enriquecimento seletivo da amostra .
Pré-enriquecimento corresponde a um período de crescimento em um caldo não seletivo como água peptonada tamponada ou caldo tripticase soja. O objetivo é favorecer a recuperação e multiplicação das bactérias viáveis presentes no alimento. Essa etapa é recomendada para alimentos que passaram por tratamentos que possam ter causado danos mas não a morte das células de Salmonella. Nesta situação, esta etapa permite que as células se recuperem e se multipliquem. Algumas vezes, o pré-enriquecimento permite diluir os inibidores de crescimento, como os aditivos ou outros componentes antimicrobianos presentes nos alimentos.
Enriquecimento seletivo é um processo no qual uma amostra contendo várias espécies bacterianas diferentes é cultivada em condições que favorecem o crescimento de um tipo particular de bactéria. Os caldos tetrationato, Rappaport-Vassiliadis e selenito-cista são meios de enriquecimento seletivo para Salmonella.
LE MINOR (1984) recomenda especificamente 3 meios de enriquecimento seletivo: o meio tetrationto de Muller, o caldo tetrationato de Muller modificado por Kauffmann, o que contém bile e verde brilhante , e o caldo selenito-cista de Leifson. Uma outra formulação de caldo de enriquecimento seletivo utilizada é o caldo Rappaport-Vassiliadis, que usa verde malaquita e cloreto de magnésio como agentes seletivos, com maior sensibilidade que o tetrationato verde brilhante de Muller-Kauffmann.
Na etapa seguinte das pesquisa de Salmonella em alimentos os caldos de enriquecimento seletivo são estriados em placas contendo Agar seletivo-diferencial .
Caso colônias típicas de Salmonella sejam observadas após uma incubação de 18 a

Relacionados