Epidmiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EPIDEMIOLOGIA
CONCEITO E APLICAÇÕES:
O conceito original se restringia ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. Recentemente, o conceito evoluiu de modo a abranger todos os eventos relacionados à saúde da população. Estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos relacionados àsaúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle e erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Obs.:
* Essa maior abrangência do conceito ocorreu porque a detecção precoce das epidemias passou a ser vista como objetivo central das pesquisas etiológicas. Os estudiosos passaram a vigiar, demaneira contínua, a ocorrência e distribuição das doenças agudas, depois estendendo-se para as doenças crônicas e outras afecções. Também passaram a serem incluídos quaisquer outros eventos que representassem agravo à saúde da população, como os acidentes e os envenenamentos.
* Hoje em dia, os conceitos e métodos da epidemiologia são aplicados a qualquer evento relacionado com a saúde dapopulação, e não especificamente a doenças. São exemplos as investigações etiológicas sobre o ato de fumar, o peso ao nascer, os níveis de glicemia de uma população, a fadiga profissional, a violência urbana e o consumo de drogas, ao lado das pesquisas mais tradicionais de morbidade e mortalidade.
* A assistência aos doentes e as práticas preventivas interferem na distribuição e ocorrência dasdoenças. Por isso, estudos epidemiológicos sobre os serviços de saúde são realizados com o objetivo de identificar problemas e suas causas, propor soluções e avaliá-las.
OBJETIVOS:
* Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas.
* Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento dasdoenças, bem como estabelecer prioridades.
* Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.
* Objetivo geral: concorrer para reduzir os problemas de saúde, na população.
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO:
* A sistemática predominante de raciocínio, em epidemiologia, é própria da lógica indutiva, mediante a qual, partindo-se de um certo número de dados, estabelece-se uma proposiçãomais geral.
* Três aspectos devem ser observados:
1. A correta seleção da população para estudo: As pesquisas que usam técnicas para garantir a representatividade de todos os doentes alcançam tanto os que procuram como os que não procuram os serviços de saúde. Dessa forma, os resultados tendem a produzir um quadro mais realista da morbidade, incluindo tanto indivíduos afetados como sobrisco.
2. A apropriada aferição dos eventos e a adequada expressão dos resultados: A medida das frequências (das doenças, fatores de risco, características de população, recursos...) deve ser feita da maneira mais exata possível. A expressão dos resultados é feita por meio de coeficientes (ou taxas), que são representados por frações, cujo numerador representa os “casos” (número de pessoas comdeterminadas características) e o denominador representa a população sob risco.
3. O controle das variáveis confundidoras: Variáveis que podem confundir a interpretação dos resultados devem ser identificadas e neutralizadas. Por exemplo, para comparar taxas de mortalidade de um hospital pequeno com as de um hospital terciário, deve ser levado em consideração que os pacientes mais graves são atendidosno hospital terciário.

USOS DA EPIDEMIOLOGIA:
* Clínica: A prática clínica emprega o conhecimento da epidemiologia para o diagnóstico e manejo dos pacientes.
* Diagnóstico da situação de saúde: Conhecer a situação de saúde da população e suas tendências com vistas a implementar ações de saúde adequadas, efetivas e oportunas.
* Vigilância epidemiológica: Detectar precocemente...
tracking img