Epiderme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epiderme
A epiderme é uma das três porções epiteliais que recobre a superfície do corpo, sendo a que está localizada externamente. É diferenciada em pele fina e pele espessa, dependendo de suaespessura. A pele espessa é encontrada na palma das mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo.

Seu epitélio é do tipo estratificado pavimentoso queratinizado, sendo que ascélulas mais abundantes nesta região são os queratinócitos, com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ougerminativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pelaimpermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.
Outros três tipos celulares tambémsão ali observados:
* Melanócitos: originárias das cristas neurais do embrião, invadindo a pele entre a 12° e a 14° semanas de vida intra-uterina. São produtoras do pigmento melanina;
* Célulasde Langerhans: células de defesa imunológica
* Células de Merkel;
A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículospilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
* As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminasde consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.
* Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos eplantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, oscabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual...
tracking img