Epiderme vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O estudo das plantas, da sua concepção e características individuais, nos remetem a informações diversas, as quais apontam para sistemas estruturais complexos e definidos. Suas capacidades atendem a todas as mínimas exigências para um desenvolvimento em diversas situações, sejam elas habitats normais e atrativos, ou ainda onde se ofereçam condições adversas de sobrevivência.Atendo-se especificamente à epiderme das mesmas, identificamos características de regulação de temperatura e fluidos, mecanismos de defesa, reprodução, de aproveitamento e transformação de energia e nutrientes, entre outros.
A epiderme, constitui importante papel quanto à manutenção e regulação das atividades, necessárias à sobrevivência da planta.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1.1 Formaçãodos Tecidos

Nas plantas, a classificação de tecidos pode-se dar de duas maneiras distintas: tecidos meristemáticos e os tecidos permanentes.
Enquanto os tecidos meristemáticos, ou embrionários, caracterizam-se pelo crescimento e formação da planta, os tecidos permanentes são tecidos diferenciados que realizam as mais diversas funções, dentre elas, revestimento, sustentação, condução,preenchimento e sustentação.
Os meristemas, são tecidos dotados de alta capacidade divisória, e são responsáveis pela formação dos demais tecidos da planta. O meristema primário é subdividido em três partes: Protoderme que forma a epiderme, meristema fundamental que forma os tecidos fundamentais (parênquimas, colênquima e esclerênquima) e Procâmbio que forma os tecidos de condução primários.
A epiderme,casca e cilindro central formam-se por diferenciação das células meristemáticas primárias. Esta diferenciação pode-se ser entendida como produção de células adultas e é ela que define a função de cada célula.
A epiderme é a camada mais externa da planta, separando-a do ambiente externo. É o tecido que protege as partes jovens e em crescimento da planta.

2.1.2 Células EpidérmicaCélulas epidérmicas são o tipo de célula mais comum . Estas células são frequentemente chamados de "células pavimentosas" porque são células planas, achatadas, em formato tubular e aclorofiladas que formam geralmente uma única camada contínua, tecido uniestratificado, sem espaços entre as células individuais. Células epidérmicas são transparentes porque os seus plastídios permanecem pequenos eindiferenciados, então a luz penetra rapidamente através dos tecidos fotossintéticos abaixo da epiderme.
Há alguns casos em que a epiderme é pluriestratificada, resultado de divisões periclinais e da protoderme. Como exemplo de epiderme múltipla temos orquídeas (Epidendrum sp).
Pelo constante contato com o meio externo, a epiderme sofre diversas modificações, dando origem a seus anexos.

2.2 AnexosEpidérmicos

2.2.1 Pelos /Tricomas:

Localizam-se em diversos órgãos das plantas, como a raíz, caule e até mesmo nas folhas. Em cada um desses locais os tricomas desenvolvem uma função específica. Sendo assim, são designados nomes ao divesos tipos de pelos das mais variadas plantas.

Pelos absorventes: localizam-se nas raizes, onde aumentam a superfície de contato e facilitam a absorção deágua e sais minerais do solo. Estão presentes também nas folhas onde têm a função de reduzir a perda de água por evaporação. Se forem abundantes e entrelaçados, eles aprisionam uma camada de ar saturada de vapor d’água, oque diminui significativamente a transpiração.

Pelos urticantes: neste caso os pelos servem de proteção contra ataque de animais. A urtiga, por exemplo, tem pelos perfuradoscomo agulhas. Se penetrarem na pele de um animal ou de uma pessoa, esses pelos injetam substâncias tóxicas que produzem forte irritação.

Pelos secretores: são pelos que produzem e acumulam secreções. Nas flores por exemplo. Existem pelos que secretam uma substância adocicada, que atrai insetos polinizadores, como abelhas e borboletas. As chamadas plantas “carnívoras” contém pelos...
tracking img