Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de medidas utilizadas em epidemiologia e indicadores -

Objetivos


1ª Parte
Conhecer as medidas de ocorrência de eventos à saúde - tipos de medidas  Conhecer e interpretar os principais indicadores  Exercícios


Definição de epidemiologia
Epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes de eventos relacionados à saúde em populações específicas e sua aplicaçãopara o controle de problemas de saúde

Distribuição A epidemiologia ocupa-se da freqüência

e padrão de eventos de saúde numa população.

Distribuição


Freqüência


Quantificação por meio de medidas



Padrão
Tempo  Lugar  Pessoa


Quando? Onde? Quem?

Distribuição






Quanto aos tipos de indicadores mais usados: Proporção, índice ou distribuiçãoproporcional: é a relação entre freqüências atribuídas de determinado evento, sendo que no numerador é registrada a freqüência absoluta do evento que constitui subconjunto daquele contido no denominador que é de caráter mais abrangente. Exemplo: número de óbitos por doenças cardiovasculares em relação ao número de óbitos em geral.

MEDIDAS: NÚMEROS RELATIVIZADOS


Distribuição Proporcional = Nºparcial de casos x 100 Nº total de casos

Razão




Razão: medida de freqüência de um grupo de eventos relativa à freqüência de outro grupo de eventos. É um tipo de fração em que pelo menos, parte dos elementos do numerador não está contida no denominador, ou seja, o numerador não é um subconjunto do denominador. Exemplo: razão entre o número de óbitos por doença meningocócica e o número deóbitos por meningite tuberculosa. Razão entre o número de casos de AIDS no sexo masculino e o número de casos de AIDS no sexo feminino.

MEDIDAS: NÚMEROS RELATIVIZADOS !
Risco
• Mortalidade x 100,000 • Letalidade x 100 Coeficiente • Mort. Infantil x 1000 NV • Mort. Materna x 1000NV
• Incidência x 100,000 • Prevalência x 100,000

• Proporção
n N Não Risco Fração

• MortalidadeProporcional
• Proporção de casos



Razão - n1 n2





Razão de Sexos Razão de Incidência acumuladas



Índice – Multidimensional (IMC, APGAR, Glasgow)

Coeficiente ou Taxa




Coeficiente ou Taxa: é a relação entre o número de casos de um evento e uma determinada população, num dado local e época. É a medida que informa quanto ao “risco” de ocorrência de um evento. Exemplo:número de óbitos por leptospirose no Rio de Janeiro, em relação às pessoas que residiam nessa cidade em cada ano; nº trabalhadores intoxicados por determinada substância em relação aos trabalhadores de determinada indústria.

As Variáveis/ Indicadores de Saúde mais usados são:




MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos queadquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.

INCIDÊNCIA:


A incidência deuma doença, em um determinado local e período, é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a idéia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

PREVALÊNCIA


prevalecer significa ser mais,preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período.

PREVALÊNCIA


O coeficiente de prevalência é mais utilizado para doenças crônicas de longa duração. Ex: hanseníase, tuberculose,...
tracking img