Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A epidemiologia é a ciência que estuda padrões de variados tipos de doenças em população humanas e os seus fatores determinantes. Entretanto surgiram vários tipos de idealizadores, que tinham umapercepção diferente, porém todos se baseavam em dois conceitos: a medicina coletiva e medicina individualista.
A epidemiologia estuda a mobilidade, mortalidade, e o seu agravo à saúde surgimentos dedoenças que possam ser transmissíveis à sociedade, usando estatísticas para avaliar a situação epidêmica nas populações e tem como principal uma raiz política desde a idade média.
A formação dahistória da epidemiologia segundo muitos autores acreditavam que o conceito da epidemiologia nasceu com Hipócrates, pois os seus estudos sobre epidemias e a distribuição de enfermidades nos ambientesantecipam o raciocínio epidemiológico
Asclépio da Grécia (deus da medicina) filho de Apolo e Coronis ,ele tinha duas filhas que contribuíram muito para a medicina ,porém ambos pensavam diferentePanacéia a sua medicina era individual em que só havia intervenções sobre indivíduos doentes através de manobras físicas ,preces e uso de medicamentos,já Higéia considerava que a saúde era resultanteda harmonia dos homens e dos ambiente .
Na Roma Galeno (201-130a.C)foi um médico famoso e foi um dos primeiros médico eclético por demonstrar que as artérias conduziam sangue e não ar ,mas a eraromana deixou como legado a introdução epidemiologia para Marco Aurélio de um registro compulsório de nascimentos e óbitos .
O catolicismo romano teve por sua ves na idade média em práticas a saúdemas seu principal objetivo era a salvação da alma.No mundo ocidental os diferentes pensamentos não procediam para uma medicina coletiva ao invés do mundo árabe que o seu avanço tecnológico já eravoltado para esse tipo de medicina foi neste período ,que consolidou o registro de informações demográficas e sanitárias do sistemas de vigilâncias epidemiológicas.logo em seguida veio Avicena...
tracking img