Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo o texto, uma breve história da epidemiologia relata que na Grécia antiga Asclépio era pai de Panacéia, padroeira da medicina individual curativa. E Higéia padroeira da saúde enquantoresultante da harmonia entre os homens e o ambiente. No tempo Epidauro e Hipócrates desenvolveram estudos sobre epidemias e distribuição de enfermidades nos ambientes.
A ciência epidemiológica se baseia emtrês principais eixos, sendo a clínica médica, estatística e medicina social. Na clínica médica pode se observar três etapas o primeiro foi aluta contra os leigos e religiosos encarregados do corposaúde e doença, o segundo a clinica médica se consolida como corporação no processo de construção de um saber técnico próprio, a ultima etapa vincula-se ao nascimento da filosofia moderna estruturada apartir da definição das patologias ao nível subindividual.
Na estatística surge um projeto de quantificação das enfermidades representava um elemento metodológico distintivo da nova ciência dasaúde. A partir do século XVIII alcançava-se uma razoável integração entre a clínica moderna e a estatística. A medicina social é um princípio de que a saúde é uma questão social e política aliado a umapreocupação sociológica e a um compromisso com os processos de transformação da situação de saúde. A epidemiologia é o eixo da saúde pública estuda o processo saúde doença nas coletividades analisando osdeterminantes, associações e medidas de prevenção.
O coeficiente mais utilizado em saúde publica são os de mortalidade, prevalência e incidência. Os coeficientes de mortalidade são definidos comococientes entre as frequências absolutas de óbitos e o numero de expostos ao risco de morrer. O coeficiente de letalidade mede o poder de determinada doença em determinar a morte informa a qualidade deassistência médica prestada ao doente. A prevalência refere-se ao numero de casos novos e velhos encontrados em uma população definida em um determinado tempo.
A incidência indica o numero de...
tracking img