Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem porobjetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com odesenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.
A epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Suaaplicação neste caso deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades locais.
Se quisermos delimitar conceitualmente a epidemiologia, encontraremos várias definições; uma delas,bem ampla e que nos dá uma boa idéia de sua abrangência e aplicação em saúde pública, é a seguinte:
"Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventosrelacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde."
Essa definição de epidemiologia inclui uma série de termos que refletem algunsprincípios da disciplina que merecem ser destacados

Objetivos da epidemiologia:
Como já sabemos o objetivo básico da epidemiologia situa-se na sociedade, ou seja, descrever os agravos que ali ocorrem,apontar os determinantes e orientas a indicação dos meios de controle e profilaxia.
Com efeito, a simples observação individual dificilmente permitirá a identificação dos determinantes de muitos dosagravos à saúde. Para tanto tornar-se necessário um enfoque mais amplo. Esse é o objetivo da epidemiologia: projetar populacional mente o evento social e, graças a essa ampliação, possibilitar adescoberta de seus determinantes.




Temos como objetivos da epidemiologia:
• Identificar o agente causal ou fatores relacionados a causa dos agravos a saúde;
• Entender a causa dos...
tracking img