Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:Antonia Gleidismar Moreira Almeida
Curso = Educação Física
Professora
Anatomia Humana
1. Conceituar anatomia em sentido amplo e em sentido restrito;
Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e desenvolvimento dos seres organizados. A Anatomia (Ana = em partes; tomia = cortar) em suma, é o estudo pela dissecação de peças previamente fixadas por soluçõesapropriadas. E Anatomia em sentido restrito em nosso caso, trata-se principalmente do estudo anatômico do ser humano pelas ciências radiológicas.
2. Citar os sistemas e os aparelhos do organismo;
O corpo humano é composto pelos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino e sensorial que, agrupado convenientemente, formam osaparelhos locomotor e urinário.
3. Conceituar normal em Anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade;
Para o anatomista, normal é puramente uma conceituação estatística, já para o médico, é o que é sadio ou com saúde, não doente. Variação anatômica são as diferenças morfológicas que podem se apresentar externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo sem que isto traga prejuízofuncional para o indivíduo. Anomalia é uma perturbação funcional do padrão anatômico que perturba a função de indivíduo ou de um sistema. E a monstruosidade, é quando a anomalia e muito acentuada, incompatível com a vida.
4. Citar os fatores gerais de variação anatômica:
idade, sexo, raça, biótipo e evolução.
5. Definir Biótipo:
São caracteres herdados ou adquiridos pelo indivíduo.
6. Definirlongilíneo, brevelíneo e mediolíneo e citar suas características morfológicas:
Os longilíneo são magro, com pescoço longo, tórax achatado Antero - posteriormente e membros longos em relação ao corpo. Os brevilíneos são atarracados em geral baixos, pescoço curto, grande diâmetro do tórax Antero - posteriormente e membros curtos em relação ao corpo. Os medíolíneos normalmente apresentam caracteresintermediários.
12. Descrever os "planos de delimitação e secção" do corpo humano e dos mamíferos quadrúpedes:
Planos verticais: ventral ou anterior, dorsal ou posterior, frontal ou coronal e lateral direito e esquerdo. Planos horizontais denominados transversais: cranial ou superior, podálico ou inferior e caudal. Nos animais, temos planos ventral, dorsal, laterais direito e esquerdo, cranial ecaudal. Sendo que, as denominações anteriores e posteriores não têm aplicação devido a sua condição de quadrúpede.
13. Citar os eixos do corpo humano descrevendo seu trajeto:
Eixo héteropolar sagital (antero-posterior) unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal onde, suas extremidades, não tocam em porções correspondentes e eixo longitudinal (crânio-caudal) unindo o centro do planocranial ao centro do plano podálico (ou caudal nos quadrúpedes) sendo também héteropolar; e eixo homopolar transversal (latero-lateral) unindo o centro do plano lateral direito ao esquerdo onde, suas extremidades se tocam em pontos correspondentes do corpo.
14. Definir os termos de posição e direção: medial, lateral, mediano, superior, inferior, anterior, posterior, ventral, dorsal, caudal,médio, intermédio, distal, proximal, interno, externo, cranial, superficial, e profundo:
Mediano - algo que esta próximo ao plano mediano ou em local medialmente em relação a outro órgão próximo (mais a direita ou mais a esquerda); Lateral - algo que se encontra mais próximas das laterais direita ou esquerda ou em relação a outro órgão; Mediano - algo que se encontra medianamente colocado na mesmalinha mediana ou seja, no plano mediano ou sagital; Superior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo cranial (superior) em ralação ao eixo caudal (inferior) no alinhamento longitudinal ou crânio-caudal; Inferior - algo que pode estar em alinhamento transversal mais próxima do eixo caudal (inferior) em ralação ao eixo cranial (superior) no alinhamento longitudinal ou...
tracking img