Epidemiologia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EPIDEMIOLOGIA
ESTRUTURA EPIDEMIOLÓGICA


1) INTRODUÇÃO:

1.1) CONCEITO DE SISTEMA:
Um Sistema Concreto deve ser pensado como uma unidade complexa, cujos componentes são objetos concretos que influem e recebem influências de outros componentes.

Exemplo:
A E. coli da flora normal e o homem formam um sistema concreto. A bactéria depende do homem para a sua sobrevivência emetaboliza os alimentos que chegam ao trato intestinal, produzindo vitaminas do complexo B, que são absorvidas e aproveitadas pelo hospedeiro (no caso o homem).
1.2) ECOSSISTEMA E A ESTRUTURA EPIDEMIOLOGIA:
Um ecossistema concreto inclui seres vivos e seres inanimados em interação sistêmica.
Um ecossistema que inclua o homem, incluirá necessariamente suas relações específicas com outrosseres vivos animais e vegetais, as destes entre si, e as de todos eles com o substrato inanimado formador do ambiente, no seio do qual se processa a vida e suas interações.
Um perfeito equilíbrio no ecossistema embora custe a eliminação de indivíduos como resultado das interações naturais, propícia, em compensação, que as espécies interagentes se mantenham saudáveis, numericamente equilibradas,não tendam à extinção e nem busquem a erradicação umas das outras.
Num ecossistema equilibrado, os elementos físicos, de cuja associação é gerado o meio ambiente propício a vida, mantêm-se a salvo da espoliação e da destruição.

Como elemento ao mesmo tempo formador e beneficiário do ecossistema, cada indivíduo, isolado ou em grupo, é capaz de provir sua subsistência e sua defesa contra adeterioração e a eliminação física.

Um ecossistema perfeitamente equilibrado só existe teoricamente. A ação de viver é espoliativa.
Existem desequilíbrios provocados por adaptações sistêmicas mal realizadas entre as espécies em associação, desequilíbrio advindo da destruição do habitat abiótico e da introdução de fatores novos indesejáveis.
No grupo humano ocorrem desequilíbrios psíquicos esociais produzidos pela interação entre os indivíduos.
Desde que a espécie humana se percebeu, colocou-se no centro de toda criação. Através das épocas o homem vem considerando a higidez e a sobrevivência de sua espécie, e a cada um dos seus membros, como a homeostase ideal de um ecossistema teórico que o tem no centro, como espécie previlegiada.
Este sistema, no entanto é apenas um ideal,um a priori humano.

No ecossistema concreto, dentro do qual uma multiplicidade de espécies vive, sobrevive e interage, a lei fundamental pode ser assim traduzida: qualquer evento que modifique qualitativa ou quantitativamente, seja por aumento ou diminuição, seja por supressão, troca ou inclusão, modificará forçosamente as relações até então vigentes, em busca de outro equilíbrio, que poderánão ser melhor do que o anterior.

Uma espécie que cresce numericamente as expensas da destruição de outras espécies tende a desequilibrar o ecossistema contra si mesmo.
O homem, os animais, os vegetais, os microrganismos, os minerais, enfim, todos os seres animados e inanimados devem estar em permanente interação para a manutenção do equilíbrio físico-biossocial.
 
A ocorrência de umadoença em uma população está relacionada a uma multiplicidade de fatores e não a uma causa única, e, isso caracteriza a Estrutura Epidemiológica.

3) ESTRUTURA EPIDEMIOLÓGICA:

3.1) CONCEITO:

É o conjunto formado pelos fatores vinculados ao ambiente, ao agente etiológico e ao suscetível, sendo dotado de uma organização interna que define as suas interações, também responsável pela produção dadoença.
3.2) FUNCIONAMENTO:
A Estrutura Epidemiológica tem funcionamento sistêmico, ou seja, torna-se um Sistema Epidemiológico cada vez que um dos componentes sofrer alguma alteração que repercutirá e atingirá os demais, levando a busca de um novo equilíbrio.
- Conseqüências do novo equilíbrio:
. maior ou menor incidência de doenças;
. modificações na variação cíclica e no caráter...
tracking img