Epidemiologia em saude bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Condições Periodontais
Índice de Higiene Oral Simplificado – IHOS
Esse índice é subdividido em índice de placa e índice de cálculo, ambos têm exames, anotações e cálculos feitos no mesmo padrão. Os arcos dentais são divididos em sextantes, nos quais são definidos os dentes índices e são examinados os elementos 11, 16, 26, 31, 36, 46. Apenas os dentes totalmente erupcionados são considerados.Fórmulas

Escore total das superfícies bucais + Escore total das superfícies linguais |
Superfícies Examinadas |
Índice de Placa=

Escore total das superfícies linguais |
Superfícies Examinadas |
Índice de Cálculo=

Índice de Higiene Oral-S= Índice de Placa + Índice de Cálculo.

Comentários: Esses índices servem para avaliar como esta se dando a doença periodontal nosindivíduos, que tem sua base em exames realizados por profissionais que observam alguns elementos dentários que são referência em um exame geral da saúde dos dentes, onde a partir deste exame é calculado os índices de placa, cálculo e higiene oral por superfície.

Índice de Controle de Placa (ICP)
O Individuo faz previamente bochecho orientado com solução evidenciadora de placa bacteriana. São examinadasas superfícies vestibular, lingual, mesial e distal dos dentes e registrada a presença ou ausência de em cada uma delas. A soma das superfícies com placa bacteriana é dividida pelo número de superfícies examinadas, resultando no ICP.

Comentários: Esse exame é utilizado para descobrir se o individuo está mantendo os dentes bem limpos, sendo que quando não, os evidenciadores vão colorir asregiões com formação de placa bacteriana e assim mostrar ao paciente a probabilidade de desenvolver uma doença periodontal naquela área, ou mostrar o porque de ter aparecido essa doença, caso haja.

Índice de Sangramento
Avalia a presença de ausência de sinais inflamatórios, e sangramento após a sondagem periodontal, a presença de sangramento poderá ser provocada ou espontânea. A sonda periodontalpercorre o sulco gengival, da direção das faces proximais, tanto por vestibular como por lingual, e após observar-se presença ou ausência de sangramento no sulco gengival, é montado o índice.

Comentários: É utilizado para mostrar a gravidade da doença periodontal, sendo que este índice isoladamente não é muito eficaz.

Índice Periodontal Comunitário de Necessidades de Tratamento (IPCNT)
OÍndice em questão foi apresentado para uma padronização dos levantamentos epidemiológicos das condições periodontais nas diferentes populações.
O IPCNT foi substituído pelo Índice Periodontal Comunitário (IPC), que é mais simples por não incluir a indicação das necessidades de tratamento e os critérios para planejamento e execução desses tratamentos.

Comentários: Neste é possível se basear asestratégias de saúde da população em geral, pois é constituído por um levantamento geral de o quanto as doenças periodontais então atuando na população em estudo.

Índice Periodontal Comunitário (IPC)
A partir dos elementos dentários 11, 31, 16, 17, 47, 46, 26, 27, 36, 37, os sextantes são examinados, quando houver dois ou mais dentes presentes e estes não estiverem indicados para exodontia. Caso umdos molares esteja ausente, não será substituído. As superfícies distais dos terceiros molares não devem ser examinado por, geralmente, apresentarem “falsas bolsas”.

Comentários: É mais simples e foi substituído pelo IPCNT pelo fato de não apresentar as condições de tratamento, sendo não muito útil para se fazer um planejamento em saúde publica.

Perda de Inserção Periodontal (PIP)
A coletados dados de perda de inserção é realizado com a mesma sonda utilizada no IPC. O índice permite avaliar a condição da inserção periodontal, tomando como base a visibilidade da junção cemento-esmalte. Este permite comparações entre grupos populacionais e não há intenção de descrever a situação de indivíduos considerados isoladamente. O PIP é basicamente um complemento do CPI

Comentários:...
tracking img