EPIDEMIOLOGIA DDESCRITIVA

349 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO:

A epidemiologia descritiva estuda a variabilidade da freqüência das doenças ao nível coletivo, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço ambientais , populacionais e à pessoa. Refere-se às circunstâncias em que as doenças e agravos à saúde ocorrem nas coletividades. A epidemiologia descritiva objetiva responder onde, quando e sobre quem ocorre determinado agravo à saúde.
De um modo geral a epidemiologia descritiva vai se utilizar dos dados existentes para examinar como taxas (de mortalidade, morbidade) vão se comportar de acordo com variáveis demográficas (obtidas do censo, por exemplo).
Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação causal entre uma doença e características da pessoa ou um fator de seu ambiente. O primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo pelas variáveis de Pessoa, Lugar e Tempo.

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: A ocorrência e distribuição dos eventos relacionados à saúde não se dá por acaso. Há fatores determinantes que precisam ser identificados para serem eliminados, reduzidos ou neutralizados.

Estudo: vigilância, estudos observacionais, teste de hipóteses, pesquisa analítica e experimental distribuição.
Distribuição: análise de acordo com as categorias de tempo, pessoa e lugar.
Determinantes: fatores físicos, biológicos, sociais, culturais, comportamentais, que influenciam a saúde. Eventos e estados relacionados à saúde: doenças, causas de óbito, comportamentos, disponibilidade e usos de serviços de saúde.
Populações específicas: grupo de pessoas com características comuns tais como local de moradia, gênero, idade ou uso de serviços, identificáveis e passíveis de serem mensuradas.
Aplicação dos resultados: promover, proteger e restaurar a saúde.
“Um elemento essencial de um estudo descritivo é uma clara, específica e mensurável definição da doença ou agravo em questão”
• O que

Relacionados