Epidemiologi trichuris

4140 palavras 17 páginas
Morfologia

Os helmintos adultos medem de 3 a 5 cm de comprimento, sendo os machos menores que as fêmeas (REY, 2001trichuris). A boca, localizada na extremidade anterior, é uma abertura simples e sem lábios, seguida por um esôfago bastante longo e delgado, que ocupa aproximadamente 2/3 do comprimento total do verme. Na porção final, o esôfago apresenta-se como um tubo de parede delgada, circundado por uma camada unicelular de grandes esticócitos. A parte posterior do corpo de T trichiura, cerca de 1/3 do comprimento total, compreende a porção alargada, onde se localiza o sistema reprodutor simples e o intestino que termina no ânus, localizado próximo à extremidade da cauda. Os vermes adultos são dióicos e com dimorfismo sexual (CORRÊA, 2005trichuris Neves)
O macho é menor, possui testículo único seguido por canal deferente, canal ejaculador que termina com um espículo. A extremidade posterior é fortemente curvada ventralmente, apresentando o espículo protegido por uma bainha, recoberta por pequenos espinhos. Seu aspecto lembra o de um chicote, o que deu ao parasito o nome de whipworm (= verme-Iátigo) entre os anglofalantes. Na fêmea pode-se observar ovário e útero únicos, que se abrem na vulva, localizados na proximidade da junção entre esôfago e intestino (BERENGER, 2006trichuriase).
A porção posterior de T. trichiura permanece exposta no lúmen intestinal, facilitando a reprodução e a eliminação dos ovos (CORRÊA, 2005trichuris Neves).
A fecundidade da espécie é muito grande, sendo calculada entre 200 e 300 a média do número de ovos eliminados, diariamente, por grama de fezes e por fêmea, o que equivale a uma oviposição de 3.000 a 10.000 ovos por fêmea e por dia (podendo chegar mesmo a 14.000 ovos/dia) (BERENGER, 2006trichuris; REY, 2001trichuris).
Medem de 50-55 µm de comprimento por 22-23µm de largura, apresentam um formato elíptico característico com poros salientes e transparentes em ambas as extremidades, preenchidos por material lipídico (DE CARLI; TASCA,

Relacionados