epidemio

1191 palavras 5 páginas
INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS

Santa Maria, 09 de Setembro de 2014
INDICADORES SOCIAIS

Introdução Contemplam os aspectos demográficos da população brasileira (taxa de mortalidade, fecundidade, etc.), aspectos referentes a grupos populacionais específicos (crianças, jovens, idosos e mulheres), desigualdades raciais e de gênero, arranjos familiares, domicílios, educação, saúde, trabalho e rendimento. O objetivo desse conjunto de indicadores é possibilitar o conhecimento da realidade brasileira, especialmente, para avaliar a qualidade de vida e os níveis de bem-estar das pessoas, as famílias e grupos sociais, a efetivação de direitos humanos e sociais, o acesso a diferentes serviços, bens e oportunidades.
São variáveis suscetíveis a mensuração direta, produzidas com periodicidade definida e critérios constantes, ou seja, são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar e fornecer subsídios aos planejamentos de saúde.

Para que é utilizado:

Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos).
Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que se estão processando. Os indicadores sociais servem para subsidiar as atividades de planejamento público, formulação e avaliação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam que poder público e sociedade civil monitorem as condições de vida e bem-estar da população e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a

Relacionados