Epicuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epicuro e a Felicidade

Desde muitos anos atrás os homens procuram na filosofia como alcançar a felicidade. Epicuro foi um deles, para ele todas as pessoas poderiam ser felizes,mas não sabiam procurar a verdadeira felicidade. Segundo ele, bastavam três ingredientes para que uma pessoa pudesse ser feliz: ter amigos, ter uma vida bem-analisada eautossuficiência (liberdade).
Nos dias de hoje não é muito diferente, se todos tivessem amigos com que pudessem contar, desabafar e compartilhar sua vida, se sentiram menos sozinhas, por issoprecisamos ter amigos. Temos que analisar e refletir sobre nossas vidas, sobre o que realmente precisamos, o que necessitamos e o que realmente nos satisfaz e nos dar prazer, o que nospreocupa, assim nossa ansiedade diminui. Precisamos também de ter liberdade para fazermos nossas próprias escolhas e tomar decisões.
Muitas vezes quando não conseguimos ter essesingredientes, nós procuramos a felicidade de outro jeito, nos tornamos vítimas dos desejos substitutos. E a maneira que mais as pessoas procuram é no consumo. Tentando substituir a faltade algo, um vazio por uma peça de roupa, um par de sapatos, um objeto, etc. Compramos para nos alegrar, para sentir prazer, para se sentir autossuficiente achando que aquela compra irános satisfazer. Quando compramos sem realmente necessitar e precisar daquilo, nós vimos que não adiantou nada. No fim quando aquilo estiver guardado, sem utilidade você ver queaquilo que comprou não tem valor nenhum e não era o que queria e o que procurava.
Muitas pessoas reclamam por não ter dinheiro suficiente para comprar o que deseja, mas se ela tiverbastante dinheiro e não tiver os ingredientes da felicidade, não será feliz. A pessoa com pouco dinheiro, porém com amigos, uma vida bem refletida e liberdade conseguirá a felicidade.
tracking img