epi

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

BRIAN GOBETTI SOARES
MAICON BARROS RAMOS
MAICON DE MATOS BOAVENTURA
YURG PATUSSI





NR6 EPI






ARAUCÁRIA
2015
BRIAN GOBETTI SOARES
MAICON BARROS RAMOS
MAICON DE MATOS BOAVENTURA
YURG PATUSSI









NR6 EPI

Trabalho apresentado para avaliação da matéria de Segurança do trabalho, do 6º período de Engenharia de Produção, para obtenção da nota parcial do 2ºbimestre.








ARAUCÁRIA
2015

1. INTRODUÇÃO


Este documento analisou uma série de informações referentes aos dispositivos de proteção usados por trabalhadores para se proteger contra acidentes durante realização das suas atividades de trabalhos. Todo o conteúdo constante nesse trabalho foi elaborado de maneira clara e didática para que possa ser usado como fonte de informação e conhecimentoreferente aos equipamentos de proteção individual e coletiva, e assim possa detalhar e classificar todos os tipos de formas de proteger os trabalhadores durantes as suas atividade no postos de trabalhos.
























2. OBJETIVOS


2.1. OBJETIVO GERAL


Classificar e alertar o uso e fornecimento dos equipamentos de segurança que ainda nos dias de hoje são pouco utilizados, isso ocorremuitas vezes por parte das empresas que tentam excluir os gastos ou cortar os custos dos seus orçamentos evitando investir em itens que envolvam a segurança dos seus funcionários, em outros casos muitos trabalhadores violam as normas de segurança e não se preocupam com o uso adequado dos equipamentos de proteção e acabam ficando expostos aos riscos de sofrerem algum tipo de acidente e comprometer suaintegridade física, podendo causar de pequenos incidentes ou até levar a morte do funcionário, tudo isso por irresponsabilidade de uma ou ambas as parte de não seguir todos os procedimentos impostos pela norma regulamentadora 6.




2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Conhecer os equipamentos;
- Apresentar o conceito;
- Apresentar os principais tipos de equipamentos;
- Quais são as medidas necessáriapara garantir a segurança do trabalhador.
- Qual a definição de situação segura e insegura segundo a NR6
- Quais as medidas de proteção individual a serem adotadas
- Classificar cada equipamento
- Classificar os risco

3. DEFINIÇÃO

Entende-se como Equipamento de Proteção Individual (EPI), como sendo todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos.4. OBRIGAÇAO DA EMPRESA SOBRE O USO DE EPI

De acordo com item 6.3 da NR 6 é estabelecido que a empresa tem por obrigação fornecer aos seus empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, orientar e treinar o trabalhador sobre ouso adequado, guarda e conservação, substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado, responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica e registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros.




5. OBRIGAÇAO DO EMPREGADO REFERENTE AO USO DE EPI

A NR 6 no seu item 6.7.1 determina-se que cabe as seguintes responsabilidades do empregado quanto EPI. Onde éestabelecido que utiliza-se apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.



5. TIPOS DE EPI



Atualmente são disponibilizados uma grande variedades de equipamentos de proteção individual, o uso de cada dispositivoestá condicionado a determinar à atividade de risco, ou seja, para cada atividade existe um equipamento especifico. Alguns fabricantes disponibilizam equipamentos com mais de um dispositivo de proteção e que são chamados de equipamentos conjugados.

Segue abaixo uma relação dos principais Equipamentos de Proteção Individual regularizados pela Norma Regulamentadora, NR 6, do Ministério do Trabalho e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EPI
  • EPI
  • EPI
  • EPI
  • EPI
  • o que é Epi
  • EPI
  • Epi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!