Epi's e epc's em laboratórios de análises clinicas

RENATA ESMERALDO DE OLIVEIRA










EPI e EPC
No laboratório de Analises Clinicas.
[pic]São Bernardo do Campo - SP
2012
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo de uso individual, que tem como objetivo proteger asaúde e manter a segurança dos trabalhadores de todas as áreas. Atua como medida protetiva à segurança e higiene dos empregados no meio ambiente do trabalho. Os mais comuns são: protetores auriculares,luvas, máscaras, calçados, capacetes, óculos, e vestimentas.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) como o próprio nome já diz, são equipamentos utilizados para proteção coletiva detrabalhadores expostos a risco. Os mais comuns são: enclausuramento acústico de fontes de ruído, ventilação dos locais de trabalho, extintor de incêndio, cabine de segurança biológica, capelas químicas, ecabine para manipulação de radioisótopos.

EPI E EPC COMO BARREIRAS.

As barreiras primárias são formadas pelos EPI e EPC.

O usodos EPI no Brasil é regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-6 da Portaria no. 3214 de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Exemplos de Equipamentos de Proteção Individualno Laboratório.

•Jaleco - Protege a parte superior e inferior do corpo, Previnem contaminação de origem biológica, química e radioativa, além da exposição direta a sangue, fluídos corpóreos,borrifos, salpicos e derramamentos de origens diversas
•Máscara ou respirador - Usado na manipulação de substâncias de risco químico ou biológico, em emergências. Os respiradores mais utilizados são: Deadução de ar (fornecem ar ao usuário independente do ar ambiente), purificador de ar (purificam o ar ambiente antes de ser inalado pelo usuário).
•Óculos de segurança ou Protetor facial - Proteção da...
tracking img