EPC Josiana Campos Ribeiro 01

1172 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA – CEAD ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Disciplina: O Estado e os Problemas Contemporâneos.
Professores: Emerson Carlos Valcarenghi e Jaaziel de Carvalho Costa.
Aluna: Josiana Campos Ribeiro

Exercício

1. Quanto aos Estados de Bem-Estar Social, podemos classificá-los através de regimes: social-democrata, conservador e liberal. Qual a diferença entre eles?
Regime social-democrata é aquele onde a participação do Estado nos gastos públicos (seguridade social) são bem demarcados e intensos. É o regime que apresentou maior capacidade de descomodificação da força de trabalho.
Regimes conservadores apresentam taxa média de descomodificação da força de trabalho, sendo que a cobertura se dá pela via corporativa, ou seja, o cidadão é beneficiado com a proteção a partir do momento em que ingressa no mercado de trabalho. Por outro lado, depende, ainda, profissão/emprego escolhido e do sindicado ao qual está vinculado. Esse regime causou divergências entre os cidadãos em função de sua categoria profissional.
Regime liberal caracteriza-se pelo baixo nível de descomodificação da força de trabalho. Reduziu a distribuição dos benefícios, sendo predominante o recebimento por aqueles que eram “aprovados” no teste de pobreza. Apresentava também pequena participação do Estado nos gastos.
Em suma, estes regimes discutiam os direitos sociais dos indivíduos e a descomodificação da força de trabalho ao passo que o estado do bem estar social passou a ser visto como oneroso para o estado econômico.

2. O que é "descomodificação"? Explique o conceito a partir do programa Bolsa Família, posicionando-se se o programa ajuda ou não na descomodificação do trabalho.
Podemos entender descomodificação como um neologismo derivado da palavra inglesa commodity, que significa, no âmbito do comércio, uma mercadoria barata. Segundo este autor, o capitalismo industrial teria

Relacionados

  • Projeto Pedagogico Do Curso Tecnico Em Eventos
    24809 palavras | 100 páginas