eoria das Organizações- Antec hist à Adm

2079 palavras 9 páginas
Universidade Veiga de Almeida
Disciplina: Teoria das Organizações
Profa. Claudia Martins

I) Antecedentes históricos à Administração.

- em toda a sua longa história até o início do século XX, a Administração se desenvolveu com impressionante lentidão;
- no final do século XIX, as organizações eram poucas e pequenas com a predominância de pequenas oficinas, os artesãos independentes, as pequenas escolas, os profissionais autônomos (médicos e advogados), o lavrador, o armazém da esquina;
- apesar de sempre ter existido o trabalho na história da humanidade, a história das organizações e da sua administração é um capítulo que teve o seu início há pouco tempo.

i) influência dos filósofos

filósofos gregos No campo das soluções práticas, há cerca de 2.500 anos gregos inventaram e implantaram a administração democrática de suas cidades-estados. A democracia participativa foi uma grande inovação, em uma época em que os monarcas governavam segundo os interesses da aristocracia (o governo dos poucos, que detinham a maior parte das riquezas). As bases da democracia ateniense foram lançadas pelo legislador Sólon, que se orientou pelo próprio princípio da igualdade de todos perante a lei e procurou fazer o povo governar a si próprio. A participação direta na reunião periódica chamada Assembléia ( e não a representação por meio de congressistas) era o instrumento da democracia ateniense. Os cidadãos atenienses tinham o direito de participar da Assembléia entrando nos debates, oferecendo emendas e votando a respeito de paz e guerra, impostos, obras públicas e qualquer outro assunto que fosse objeto de decisão governamental. As reuniões da Assembléia, realizadas quatro vezes a cada período de 36 dias, eram preparadas por um Conselho de 500 eleitos. Os altos funcionários do Estado, os estrategos ( generais) e os membros de comissões temporárias, incumbidas de tarefas especiais, também eram eleitos.

Sócrates (470 aC – 399 aC): em sua discussão com

Relacionados