Eonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indicadores Sócio-econômicos para Tomada de Decisões em Marketing




Questão 1

Na última reunião do COPOM, os juros básicos foram reduzidos para 12% ao ano. Quais foram as motivações equais são os efeitos esperados desta redução dos juros básicos na economia brasileira?
A redução da taxa básica para 12% ao ano foi motivada pelo desejo de estimular os gastos e aquecer a economiatendo em vista a crise internacional.
A redução da Selic estimula o crescimento, na medida em que, o crescimento do sistema de crédito aumenta o volume de dinheiro em circulação e fazendo comque haja maior consumo.
O estimulo do consumo está principalmente no impacto que a redução da Selic tem na redução da taxa de juros para o crédito, o que deveria tornar o crédito mais atrativopara o consumidor e a poupança menos atrativa, fazendo assim com que as pessoas comprem mais a crédito. No entanto, meio ponto percentual de redução na taxa Selic tem quase ou nenhum impacto nadecisão de compra dos brasileiros, isto por que, os brasileiros quando compram a crédito estão mais preocupados com o valor da parcela – se a parcela “cabe no bolso” e não com a taxa de juros em si.Meio ponto percentual tem quase nenhum impacto no valor da parcela, assim, é possível dizer que neste sentido, a redução feita pelo COPOM tem quase nenhum impacto sobre a decisão de compra doconsumidor. É importante também ressaltar que esta medida só tem impacto nas compras a crédito, compras do “dia –a – dia” como supermercado, gasolina, roupa, escola, médico, etc, não sofrem impacto com estamedida, assim não há alteração de consumo destes itens.
A redução da taxa de juros básica pode também ter o efeito colateral de aumentar a inflação devido ao aquecimento da economia, mas comoexplicado acima, esta pequena redução teve quase nenhum impacto na decisão de consumo do brasileiro, então deve não deve ser observado impacto na inflação.
Outro fator colateral da baixa da...
tracking img