Enzimologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB
Curso: Farmácia
Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações
Profa. Beatriz Simas Magalhães


Prova 2 Entrega dia 29/09/2011
Leia com atenção e dê respostas completas e não plagiadas. Respostas iguais entre grupos não serão pontuadas. Coloquei à disposição no meu FTP alguns artigos relevantes. Cite a literatura utilizada no final.

1)Analisar as funções industriais das seguintes enzimas:
a) Celulases
Tais enzimas tiveram seu estudo iniciado a partir da segunda guerra mundial onde, buscava-se solucionar o problema da deterioração de materiais têxteis utilizados tais como fardas e barracas. Como resultado das pesquisas, uma linhagem, codificada como QM6a, de um fungo filamentoso, identificado posteriormente comoTrichoderma viride, foi isolada e a esta foi atribuída a característica de excretar enzimas capazes de degradar celulose. Logo depois denominou-se a esse grupo de enzimas o nome de CELULASE.
As celulases são enzimas que possuem capacidade de romper as ligações glicosídicas de microfibrilas da celulose, resultando na liberação de oligossacarídeos, celobiose e glicose (DILLON, 2004). Essas enzimashidrolíticas são utilizadas nas indústrias de alimentos, fármacos, cosméticos, detergentes e tecidos. Dentre suas aplicações nas indústrias têxteis, destacam-se a bioestonagem e o biopolimento por modificação das fibras celulolíticas, melhorando a qualidade do tecido (JURGEN, 2001).
O bagaço de cana-de-açúcar foi utilizado na produção de celulases como indutor por apresentar cerca de 50 % decelulose, 25 % de hemicelulose e 2,4 % de cinzas (PANDEY; SOCCOL, 1998).
O início do século XXI foi marcado por grandes investimentos na produção de celulases, especialmente focada para sua aplicação na obtenção de etanol combustível. Em 2000, o USDOE (United States Department of Energy) iniciou parcerias para acelerar o desenvolvimento tecnológico e tornar viável economicamente a produção de etanol apartir de resíduos do milho (sabugo, palha e bráctea).
De acordo com o passar do tempo a celulase foi adquirindo diferentes rumos no campo industrial dentre eles podemos citar:
- aditivo para ração animal, de forma a aumentar a digestibilidade de rações por ruminantes e monogástricos;
- insumo para a indústria de alimentos, cujo objetivo era de melhorar propriedades sensoriais de massas.
-começaram a atuar no processamento de bebidas, promovendo a clarificação de sucos de frutas e vinhos e a manutenção de uma reologia estável do produto final.
- começaram a ser utilizadas em larga escala nas seguintes indústrias: têxtil, nos então implementados processos de biopolimento (desfibrilação de tecidos como algodão, linho, lã e viscose) e bioestonagem (amaciamento e desbotamento do brim);- entre outros...

FONTES UTILIZADAS:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422010000100031&script=sci_arttext
http://www.unicap.br/revistas/revista_e/artigo3.pdf
CALADO, V. M.; DILLON, A. J. P.; SALGUEIRO, A. A. Universidade Caxias do Sul. 2007. Produção de celulases por linhagens de Humicola grisea sob cultivo submerso. Disponível em: <http://www.unicap.br/revistas/revista_e/artigo3.pdf>. Acessado em: 20 de setembro de 2011.
OLIVEIRA, C.; MULLER, F.; SEGATO, M. Universidade Federal de Santa Catarina. Aplicação de enzimas em produtos de limpeza. Disponível em: < http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2004/detergente/enzimas_produtos_limpeza.htm>. Acessado em: 23 de setembro de 2011.
SOARES, J. L. Dicionário etimológico ecircunstanciado de biologia. Ed. Scipione. 2003

b) Lipases
São enzimas lipolíticas que agem sobre lipídios, promovendo a sua hidrólise em ácidos graxos e alcoóis (SOARES, 2003), ou seja, atuam sobre manchas que contém gorduras e transformando-os em substâncias mais solúveis em água (OLIVEIRA).
São enzimas capazes de catalizar uma grande gama de reações de interesse para as indústrias...
tracking img