Enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade:

1. A conversão da sacarose em CO2 e H2O, na presença de oxigênio é um processo termodinamicamente favorável e altamente exergônico. Usando as bases bioquímicas explique o fato de um saco de açúcar aberto, permanecer por anos em prateleira sem conversão evidente enquanto que se esse mesmo açúcar for consumido pelo homem será rapidamente oxidado.
Porque no saco de açúcar aberto,apesar de estar em contato com o oxigênio do ar, não existe um agente orgânico para realizar a catálise das moléculas de sacarose presentes no açúcar. Entretanto na célula humana existem organelas, as mitocôndrias, capazes de realizar a oxidação da sacarose através de enzimas específicas.

2. Por que a elucidação da estrutura das ribozimas foi determinante para derrubar o que foi postuladopelo pesquisador James Sumner quando cristalizou e isolou a enzima urease?
O pesquisador James Sumner ao cristalizar a urease postulou que “toda enzima é uma proteína”. Mas com descoberta das ribozimas, moléculas enzimáticas de RNA catalíticas não protéicas, pode-se concluir que existem enzimas que não são proteínas.

3. Uma enzima pode catalisar uma reação após sofrer desnaturação? Justifiquesua resposta.
Geralmente, sim. Pois, a ação catalítica de uma enzima depende muitas vezes da integridade da conformação nativa da enzima. A desnaturação pode, consequentemente, degradar uma enzima em subunidades e uma vez que a enzima sofre degradação, ela perde a sua ação catalítica.

4. Leia o trecho abaixo e responda as questões seguintes:
A glicose–oxidase (EC 1.1.3.4) sãooxirredutases que catalisam a oxidação de glicose a α-d-gliconolactona, na presença de oxigênio molecular, gerando H2O2. As glicose-oxidases são flavoproteínas, cujo sítio-ativo contém 2 moles de FAD firmemente ligados. A remoção da flavina-adenina–dinucleotídeo (FAD) provoca o desaparecimento total da atividade dessa enzima.
a) Qual o significado da inscrição E.C 1.1.3.4 que aparece no trecho acima?
Éuma classificação e numeração da enzima para definir qual o tipo de reação catalisada, o tipo e a natureza do substrato e por fim o número da série da enzima.

b) Determine com base no texto: nome da enzima e seu substrato.
O nome da enzima é Glicose-oxidase, e o seu substrato é a glicose.

c) O FAD é para essa enzima um cofator ou grupo prostético?
É um cofator já que a enzima precisada sua presença para realizar sua ação catalítica. Um grupo prostético é definido com a ligação entre o cofator e a enzima.
d) Qual a função do sítio-ativo para a enzima?
A função do sítio-ativo é ligar a enzima ao seu substrato, pois somente a través dele uma enzima reconhece seu substrato e realiza a sua função.

5. Após a leitura do artigo sobre avaliação de embalagens ativas comlactase, informe qual o maior percentual de hidrólise da lactose conseguido pela pesquisa.
Até 24 horas e a 7ºC o máximo de hidrólise da lactose foi de 85%. Após 25 horas a 25ºC a hidrólise alcançou 100%. Ou seja, Em um dia sob refrigeração a hidrólise é de 85%, após um dia sem refrigeração a hidrólise pode chegar a ser total. Esse resultado foi observado no leite UHT em embalagem com filmespreparados com a enzima lactase.

1-A conversão da sacarose em CO2 e H2O, na presença de oxigênio é um processo termodinamicamente favorável e altamente exergônico. Usando as bases bioquímicas explique o fato de um saco de açúcar aberto, permanecer por anos em prateleira sem conversão evidente enquanto que se esse mesmo açúcar for consumido pelo homem será rapidamente oxidado.Porque no saco de açúcaraberto, apesar de estar em contato com o oxigênio do ar, não existe um agente orgânico para realizar a catálise das moléculas de sacarose presentes no açúcar. Entretanto na célula humana existem organelas, as mitocôndrias, capazes de realizar a oxidação da sacarose através de enzimas específicas.2-Por que a elucidação da estrutura das ribozimas foi determinante para derrubar o que foi postulado...
tracking img