Enzimas e osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
*Para que a vida seja possível, é necessário que as reacções químicas que a sustentam se dêem a uma determinada velocidade. Muitas das reacções bioquímicas não se realizariam a uma velocidaderelativamente elevada se não fossem catalisadas. Em sistemas vivos, a catálise de reacções químicas é feita por enzimas.
As enzimas são proteínas que, actuando como catalisadores na maioria das reacçõesbioquímicas, baixam a energia de activação necessária para que se dê uma reacção química. Por serem catalisadores eficientes, são aproveitadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêuticaou na alimentar. Como intervêm nas reacções químicas que sustentam a vida, a compreensão do seu funcionamento é importante em áreas como a investigação de patologias com origem em deficiênciasenzimáticas.
A esmagadora maioria das reacções bioquímicas dá-se em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentesenzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. Por outro lado, como será explicado mais adiante, cada enzima podesofrer regulação da sua actividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a. Assim, o fluxo de uma via metabólica depende da velocidade de catálise das enzimas que nela participam.
Umpequeno grupo de enzimas, as ribozimas, têm uma natureza não-proteica. As ribozimas são moléculas de RNA que possuem capacidade catalítica. Este grupo de enzimas, que possui propriedades peculiares, seráabordado à parte das enzimas proteicas.

*A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes desolutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processofísico-químico importante na sobrevivência das células.E é a passagem da agua do lugar que tem menos(hipotónico) para o lugar que tem mais(hipertónico) .

A osmose pode ser vista como um tipo especial...
tracking img