Enzimas e coenzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Muitas das reações que ocorrem em nosso organismo são consequências de reações enzimáticas, que estão juntamente ligadas as coenzimas que são chamadas de cofatos, responsáveis pelaativação da reação. Sem esta associação as maioria dessas reações ocorreria lentamente de mais para manter a vida.

1. Aplicação das Enzimas
“Enzimas são catalisadores biológicos, moléculas queaumentam a velocidade de uma reação mas não são consumidas no processo .Sem enzimas, as reações químicas vitais das células ocorreriam lentamente de mais para sustentar a vida”Química (1992,p-499)
1.2 Enzimas na produção de alimentos.
As enzimas têm se destacado no setoralimentício, pois podem influir na composição, no processamento e na deterioração dos alimentos.
Enzimas da levadura (microrganismos vivos) são usadas na fabricação de pães. A enzima zimase encontradanesses organismos catalisa a conversão de glicose em álcool e dióxido de carbono.
Essa reação é conhecida como fermentação , nela a massa do pão feita com levadura (fermento) cresce porque o álcool eo dióxido de carbono são produzidos e expulsos durante a fermentação. Este tipo de reação ocorre muito lentamente em temperatura ambiente, por isso a massa é aquecida em um forno.

1.3 Enzimas naterapia médica.
Várias enzimas têm propriedades que permitem seu uso como medicamentos. Algumas têm ação antibiótica ou anti-inflamatória, as que auxiliam a terapia da leucemia ou facilitam adigestão.
Uma dessas enzimas é a hialuronidase que é usada como um agente de espelhamento para ajudar a absorção de drogas ou fluidos injetados.
A também a enzima L-aspaginase é usada para certos tipos deleucemia. Pelo fato de certas células cancerosas necessitarem do aminoácido asparagina para crescimento essa enzima a destrói, retardando o crescimento de células cancerosas. As células normais...
tracking img