Enzimas cardiacas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enzimas cardíacas (exames laboratoriais)

As enzimas cardíacas, também chamadas de marcadores de necrose miocárdica (sinalizam a morte de células do músculo cardíaco ), são elementos indispensáveispara o diagnóstico definitivo do infarto do miocárdio, também chamado de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco).
As enzimas cardíacas costumam ser solicitadas em pacientes cujos sintomas (oprincipal deles é a dor torácica de início recente), o eletrocardiograma ou outro elemento clínico, levantem a suspeita de um infarto do miocárdio.As enzimas cardíacas devem sempre ser solicitadas emambiente hospitalar, com o paciente internado ou em observação. Estas dosagens não necessitam de jejum.
O infarto do miocárdio pode cursar com um eletrocardiograma normal ou inespecífico (semalterações sugestivas da doença) , no entanto, a elevação das enzimas cardíacas é obrigatória para esse diagnóstico. No entanto, como essas enzimas costumam se elevar após algumas horas do início do quadro,os pacientes com dor torácica e eletrocardiograma típico de infarto do miocárdio devem ser encaminhados imediatamente para alguma terapia visando abrir a artéria obstruída (angioplastia coronariana ouo uso de trombolíticos - medicamentos que dissolvem coágulos sanguíneos ).
As enzimas cardíacas costumam ser dosadas de forma seriada, ou seja , no momento da internação e dentro de algunsintervalos, estabelecidos de acordo com o quadro clínico de cada paciente.
Enzimas cardíiacas:
- Creatinofosfoquinase (CPK) fração MB:
É a chamada CPK-MB massa .Esta enzima eleva-se no sangue entre 3 e 6horas após o início dos sintomas de infarto do miocárdio, com um pico de elevação entre 16 e 24 horas, normalizando-se entre 48 e 72 horas.Essa normalização costuma ser um dos critérios para alta dopaciente da unidade de terapia intensiva. A CPK-MB massa apresenta sensibilidade diagnóstica (capacidade de identificar o infarto do miocárdio) de 50% em três horas após o início dos sintomas e...
tracking img