Enxertia

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
Desde as técnicas tradicionais, como a enxertia, até às técnicas modernas, como a produção in vitro, há muito tempo que o Homem tenta melhorar a qualidade das plantas e aumentar a sua quantidade,baseado no conhecimento dos seus processos de reprodução.

Isto sucede principalmente com as espécies que utiliza como alimento - como as árvores de fruto, os legumes e os cereais -, mas também com asflores ou com as árvores produtoras de madeira.

É a operação que tem por fim fixar uma porção de uma planta sobre outra (geralmente da mesma espécie), soldando-se em seguida os tecidos dascamadas postas em contacto passando a constituir uma só planta.

Enxerto, Garfo ou Cavaleiro – é a parte de cima da planta que vai produzir os frutos da variedade desejada. É a porção de vegetal que seadapta a à outra.


• Porta-enxerto ou Cavalo – é a planta ou porção desta que com as suas raízes há-de sustentar o enxerto. Parte inferior da planta ou o suporte da mesma.

Material Utilizadona Realização da Enxertia
-canivete de enxertia (devidamente amolado

e limpo);

-tesoura de poda; -pedra de afiar; -serrote; -ráfia ou fita; -saco plástico; -cordel;

A enxertia pode ser feitapor vários métodos, sendo os mais comuns: -a encostia,
- a borbulhia, -a garfagem com as suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta melhor a um tipo.

O enxerto de garfo ougarfagem consiste em fixar um pedaço de ramo (garfo) no caule de um outro vegetal (cavalo) de forma a que o ramo se desenvolva.

A garfagem pode ter mais do que um garfo pois o cavalo está decapitado. O enxerto de borbulha ou borbulhia consiste em retirar um rebento de uma certa qualidade, abrir um corte em T, colocar o rebento e atar com uma fita ou ráfia.

Época da Enxertia
A temperaturamais conveniente é a que anda por volta de 20º a 25º C. É a esta temperatura que há uma grande actividade celular e, tanto o garfo como o cavalo produzem tecidos cicatrizais em abundância e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enxertia em videira
  • enxertia de videiras
  • Processo fisiológico da enxertia
  • poster sobre a enxertia
  • Enxertia em plantas de viveiros
  • Assexuada Enxertia De Mudas De Pequizeiro
  • Aula Enxertia PG 18 09 2012
  • processos de propagaçao de platas estaquia,mergulhia,alporquia,enxertia e Cultura de Tecidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!