Envolvimento com o trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

“O fracasso na maioria das empresas não esta na falta de conhecimento técnico. E, sim, na maneira de lidar com as pessoas”.


NOME: MORGANA VIVIAN PROFESSORA: DÉBORA FRIZZO

Envolvimento com o Trabalho
Objetivo:
Avaliar medidas relacionadas ao comportamento no trabalho, ou seja, o envolvimento com o trabalho em uma instituição escolar.Enfatiza a natureza do processo de identificação do individuo com os objetivos e valores da organização, o forte desejo de manter o vinculo com a empresa e a intenção de se esforçar em prol da organização.
Justificativa:
É importante investigar o envolvimento no trabalho para mostrar que não basta prometer prêmios por desempenho excepcional ou ameaça de punição por comportamentos inadequados para ocolaborador trabalhar corretamente e produzir mais. O trabalho tem que ter envolvimento com o individuo para que ele tenha uma visão positiva de si mesmo e que consiga ver o trabalho que realiza como um meio de crescer e satisfazer suas necessidades. Isto porque organizações são feitas de gente e gente impulsiona negócios, portanto é importante investigar o resultado que lhe dará conhecimento sobre oenvolvimento dos empregados permitindo que a organização enfoque o que é importante para executar com eficácia a sua estratégia.
Referencial Teórico:
Você se envolve em algo tão profundo que nada mais parece importar a ponto de perder a noção do tempo?
Envolvimento com o trabalho foi definido como “o grau que o desempenho de uma pessoa no trabalho afeta sua autoestima.” (lodah e kejner,1965).
O envolvimento com o trabalho foi apontado como um dos principais vínculos afetivos do individuo com suas atividades profissionais (Siqueira e Gomide jr, 2004). Segundo esses autores, três características pessoais poderiam predispor o individuo a se envolver com o trabalho: pessoas que acreditam em sua capacidade de controlar os fatos que ocorrem em suas vidas, que tem uma visão positiva de simesmase que conseguem ver o trabalho que realizam um meio de crescer e satisfazer suas necessidades mais complexas como seres humanos.
O engajamento com o trabalho traz consequências positivas tanto para o individuo como para a organização em que trabalha. Para o individuo ofato de executar tarefas que lhe permitem entrar em estado de fluxo auxilia-o a vivenciar uma sensação agradável de plenarealização de conseguir atingir metas pessoais e profissionais bem como de observar, a cada tarefa realizada, o quão adequadamente esta realizando seu trabalho.
Envolvimento com o trabalho, satisfação e comprometimento organizacional afetivo são três vínculos positivos que propiciam sensações de prazer no trabalho. Segundo Brown (1996) o engajamento com o trabalho pose ser um importante aspectopsicológico no ambiente organizacional que ajudaria as empresas a conquistar mercados, tornando-se mais competitivas.
Bergamini (2006) relata a evolução do entendimento da motivação nas empresas. Antes da Revolução industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando dessa forma, um ambiente generalizado de medo. Por volta de 1911 em lugar de clima de punição, adotou-se acrença de que o dinheiro seria a principal fonte de incentivo à motivação. Acreditou-se que a maioria dos trabalhadores escolheria os seus empregos não pelo tipo de trabalho, mas pela remuneração. (Taylor 1911)
Uma segunda proposta surge com Elton Mayo. Pressuponha-se que a melhor maneira de motivar os empregados deveria caracterizar-se por forte ênfase do comportamento social dos mesmos. Osgerentes e supervisores passaram, então, a procurar fazer com que os empregados sentissem a sua importância pessoal no trabalho.
O objetivo era orientar as pessoas para se sentirem úteis e importantes. Mostrar ao trabalhador que ele faz parte da nossa organização, sem que fosse esquecido, e reconhecido individual cada um deles.Embora de maneira diferente, continuou-se a manipular as pessoas no...
tracking img