Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
S. Digestório
- Boca e cavidade bucal: a boca é a primeira porção do canal alimentar, comunicando-se com o exterior através de uma fenda limitada pelos lábios, a rima bucal, e posteriormente com aparte bucal da faringe, através de uma região estreitada, o istmo das fauces. A cavidade bucal está limitada lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo palato, e inferiormente por músculos queconstituem o assoalho da boca. Nesta cavidade fazem saliências as gengivas, os dentes e a língua.
Palato: o teto da cavidade bucal está constituído pelo palato e nestes reconhecemos o palato duroanterior, ósseo e o palato mole posterior muscular. O palato separa a cavidade nasal da cavidade bucal. No palato mole no plano mediano projeta-se a úvula, e lateralmente duas pregas denominadas arcopalatoglosso (a mais anterior) e arcopalatofaríngico (a mais posterior).
Língua: É um órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, como um órgãogustativo e na articulação da palavra. Sua face superior é denominada dorso da língua. O sulco terminal divide a língua em duas porções corpo anterior, e raiz posterior a ele.
Dentes: Sãoestruturas rijas, esbranquiçadas, implantadas em cavidades da maxila e mandíbula, denominadas alvéolos dentários. Em cada dente distinguem-se três partes: raiz, implantada no alvéolo, coroa, livre e entreelas uma zona estreitada, o colo, circundado pela gengiva. No homem adulto, há 32 dentes sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré- molares e 12 molares.
Glândulas salivares: São responsáveis pela secreçãoda saliva, na cavidade bucal existe 3 pares de glândulas:
- Parótida : está situada lateralmente na face, e anteriormente ao pavilhão do ouvido externo. O ducto parotídico abre-se no vestíbulo daboca ao nível do 2º molar superior.
- Glândula submandiular: Localiza-se anteriormente a parte mais inferior a parótida protegida pelo corpo da mandíbula. O ducto submandibular abre -se no assoalho...
tracking img