Enviar pedido de presente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1:

A comunicação

A comunicação pode ser definida como troca de mensagens entre sujeitos: pessoa x pessoa (mediada ou não por uma máquina: TV, computador), ou ainda, pessoa x animal, entre outros! É a transferência de informação e de compreensão. É uma forma de atingir o outro com idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores.

Nada existe sem a comunicação. Caso não hajacomunicação, as pessoas não conseguem se socializar, as organizações não funcionam, os empregados não sabem o que os colegas estão realizando, a gerência não recebe as informações necessárias e os supervisores não podem dar instruções. As células do corpo se comunicam, os órgãos internos se comunicam, a mente comunica-se consigo própria, enfim, há comunicação com o próximo e com o mundo ao redor. Sequalquer dessas comunicações cessar, o homem, enquanto ser humano, cessa!

A palavra comunicação vem do latim communicare, cujo significado seria “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”. Portanto, historicamente, comunicação implica em participação, interação entre dois ou mais elementos, troca de mensagens entre eles, um emitindo informações, outrorecebendo e reagindo.

A comunicação se dá em vários níveis, dentre eles: intrapessoal (interna), interpessoal (com os outros) e corporativa (empresarial).

Quando a comunicação é eficaz, ela tende a incentivar a melhoria do desempenho e a satisfação das pessoas, seja no trabalho ou no campo pessoal. As pessoas se compreendem melhor, entendem melhor as tarefas, bem como o que lhes é solicitado.A comunicação corporativa ou empresarial pode ser definida como o processo e o conjunto de métodos, técnicas, recursos ou meios pelo qual empresa dirige-se ao público interno (funcionários) e/ou ao público externo (clientes e consumidores). A comunicação interna e a comunicação externa são os dois tipos de ações mais importantes na estratégia de qualquer empresa. Elas podem ser exercidassimultânea ou paralelamente, independentemente da área de atuação da empresa.

A comunicação pode ser verbal, quando é feita através de palavras (oral), ou não verbal, quando as mensagens são transmitidas através de gestos, do tom de voz, do olhar, da maneira de vestir, entre outros.

Comunicação não verbal

Atualmente, a comunicação não verbal assume um importante papel, devido aos meios decomunicação altamente explorados e difundidos no dia-a-dia. Algumas placas de trânsito, por exemplo, não apresenta nenhuma letra, mas transmite mensagens como “proibido virar à direita”, “obras”, “curva perigosa”. Os gestos, os sons, as imagens, as artes, além da linguagem corporal do rosto, dos braços, das pernas e da postura, também comunicam mensagens que se podem entender naturalmente, a não ser que hajauma quebra, a qual comumente se chama “ruído”.

Língua falada e língua escrita

A língua escrita e a língua falada não têm o mesmo vocabulário, a mesma gramática, a não ser que seja a expressão oral de um texto da língua escrita. Os recursos de expressividade são distintos. O sistema linguístico é o mesmo, mas a efetivação é diferente. Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala.A língua escrita registra a comunicação superando os limites de espaço e de tempo. Sendo o escrito um documento, a tendência é de a elaboração ser mais cuidadosa e formal que a da língua oral, de acordo com os elementos envolvidos na informação e de suas finalidades. Tanto na língua escrita quanto na falada, é importante que o emissor escolha a modalidade lingüística adequada, paraexpressar-se no nível conveniente.

Ainda é possível destacar três tipos de linguagens, a saber:

1-) Linguagem culta: pertence às classes intelectuais da sociedade, podendo ocorrer de forma oral, mas empregada com maior freqüência na forma escrita.

2-) Linguagem familiar: também pode pertencer às pessoas cultas, mas despe-se de cerimônia e é usada no cotidiano das conversas despretensiosas....
tracking img