Envenenamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Quando uma pessoa inala, ingere algum alimento deteriorado, entra em contato direto com a pele em alguma espécie de planta venenosa, respira alguma substância tóxica, por exemplo, como fumaça negra, vapor de gasolina ou gás de cozinha e picadas de insetos ou animais venenosos como cobras, escorpiões e aranhas, isso é o envenenamento propriamente dito.
Na maioria das vezes oenvenenamento ocorre acidentalmente em residência com crianças.Deve-se suspeitar de envenenamento quando alguém adoece de repente, sem motivo aparente, pois a manifestação dos sintomas de envenenamento pode ser demorada. Para identificar se a vitima está envenenada, pode verificar o hálito da pessoa, se a mesma esta tendo convulsões, está suando bastante, vomitando, se há lesões na pele,vermelhidão, se a pessoa está com a respiração fraca, se de substâncias tóxicas, químicas ou naturais na boca ou na pele da vítima, indicando que ela tenha mastigado engolido, aspirado ou entrado em contato com tais substâncias.
Em qualquer situação de envenenamento, coloque a vítima deitada, observe sua respiração e, se for necessário, aplique a técnica de respiração artificial, ou seja, respiraçãoboca-a-boca, aqueça vitima para evitar estado de choque e eleve suas pernas (se não houver suspeita de lesão na coluna). O socorro médico é indispensável.
O mais seguro é guardar inseticidas, remédios, produtos de limpeza e produtos tóxicos dentro de armários trancados, para que não haja risco.
A cada ano, aproximadamente 10 milhões de pessoas são vítimas de envenenamento, das quais 4 mil são casosfatais. O atendimento inicial que se pode prestar à vítima antes da chegada da assistência médica pode salvar sua vida. Numa emergência de envenenamento, os primeiros socorros são fundamentais.

2. ACIDENTES DOMÉSTICOS
 

Na maioria dos atendimentos em emergências e centros de intoxicações trata-se de acidentes ocorridos nos ambientes domésticos com medicamentos, produtos delimpeza, inseticidas e raticidas, acometendo, muitas vezes, crianças até 12 anos.
Estes acidentes podem determinar quadros clínicos de extrema gravidade, exigindo cuidados especiais para evitá-los ou tratá-los da forma mais adequada possível.

2.1 COMO PREVENIR

- Os medicamentos devem estar sempre guardados em local longe do alcance de crianças, em prateleiras altas e armários trancados, aspirina,sais solúveis de ferro e barbitúricos merecem atenção especial.
- Nunca dizer às crianças que o remédio "é bom, doce e gostoso", deve-se começar desde cedo a educar as crianças sobre o perigo de ingerir tais substâncias, que podem apresentar cor, odor e gosto agradável que despertem a atenção delas.
- Não utilize medicamentos sem orientação médica.
- Nunca utilize ou manipule produtosperigosos sem as precauções que devem ser especificadas, leia o rótulo e as instruções.
- Não armazene produtos químicos (querosene, água sanitária, por exemplo) em garrafas de refrigerante, potes e frascos vazios. Nunca guardá-los próximo a alimentos.
- Durante a pintura ou aplicação de inseticidas deve-se evitar a inalação destes vapores.
- Dentre as intoxicações por produtos químicos, temos umaparcela importante delas como intencionais, as chamadas tentativas de suicídio. Faz-se, por isto, importante reconhecer as causas relacionadas à depressão, como a insônia, anorexia com perda progressiva de peso, perda de interesse pelo ambiente e conseqüente isolamento. É importante identificar e favorecer a ajuda às pessoas acometidas.

2.2 COMO AGIR EM CASO DE ACIDENTES

- Observaratentamente o ambiente em que a vítima foi encontrada, procurar frascos, garrafas, envelopes ou cartelas de remédios, a fim de identificar o produto que causou o acidente.
- Procurar manchas ou odores que possam caracterizar os produtos, verificar ou perguntar (quando possível) se a pessoa mastigou ou engoliu alguma coisa.
- Lavar a pele, olhos e regiões que possam estar em contato com o produto,...
tracking img