Envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional apresenta-se como um fenômeno atual de grande relevância em todo o mundo, pois à medida que as sociedades envelhecem os problemas de saúde entre os idosos desafiam os sistemas de saúde e de seguridade social. O envelhecer, deve ser com saúde, de forma ativa, livre de qualquer tipo de dependência funcional, o que exige promoção da saúde em todas asidades. Importante acrescentar que muitos idosos brasileiros envelheceram e envelhecem apesar da falta de recursos e da falta de cuidados específicos de promoção e de prevenção em saúde. Entre esses estão os idosos que vivem abaixo da linha de pobreza, analfabetos, os seqüelados de acidentes de trabalho, os amputados por arteriopatias, os hemiplégicos, os idosos com síndromes demenciais, e para elestambém é preciso achar respostas e ter ações específicas.

A construção de uma política de saúde focada no envelhecimento e na saúde da pessoa idosa, estabelece uma dimensão necessária às transformações da sociedade.Com relação às políticas de saúde direcionadas à população idosa, observamos que houve vários avanços como a inclusão de procedimentos de atendimento a pacientes sob cuidadosprolongados, de internação em regime de hospital dia geriátrico e de Internação Domiciliar com equipe hospitalar e a viabilização de meios que permitiam a presença do acompanhante de pacientes acima de 60 anos de idade.

O impacto mais direto, mais óbvio que o envelhecimento populacional traz para uma população é visto pelo sistema previdenciário, ou seja, muda a relação de dependência social,aumentando muito o numero de pessoas que vão depender de uma poupança social e por um tempo cada vez maior. Não se pode esquecer que embora o Brasil esteja envelhecendo ainda retém muitos problemas do subdesenvolvimento, crianças continuam morrendo por doenças infecciosas, continuam tendo dengue, malaria, tuberculose, convivendo com essa nova realidade, então é preciso que haja realmente umequacionamento de recursos para poder conseguir dar conta da tarefa de cuidar da população daqui pra frente.
O final da juventude traz uma perspectiva mais realista do tempo, é aí que começamos a dar conta da nossa afinidade e da importância de nos prepararmos para um caminho futuro, mas para a velhice o temer do amanhã é hoje.
A valorização social dos aspectos juvenis, dos velhos, que na verdade é umanegação radical do valor da própria velhice que se constitui num problema bastante sério, encontrar uma possibilidade de uma velhice digna, realizada e feliz, que não esteja aprisionada a padrões de relacionamento do jovem, que talvez seja o maior desafio do momento atual, se os alicerces não forem lançados desde a juventude, a velhice é apenas perda, restrição e impossibilidade; porque os sentidosdecaem, a impetuosidade decaem e justamente porque elas decaem, o tempo cresce e o tempo crescido é o sentido, o significado e a beleza mais sutil das coisas que pode emergir para aqueles que tiveram a sorte ou a possibilidade de lançar os seus alicerces desde a juventude.
A frente um horizonte mais curto, mas quanto tempo ainda nos resta, mais experiência, menos ansiedade. Mas em nome do queabrir mão agora dos prazeres que a vida nos oferece, menos deveres, menos obrigações e medo da morte, e se eu chegar aos cem, na velhice forças conflitantes se agitam e as escolhas no tempo podem ser ainda mais difíceis.














2 DESENVOLVIMENTO

O processo de envelhecimento é acompanhado, muitas vezes, de doenças e fragilidades, que exigem novas responsabilidades e cuidados.Esta situação altera o modo de vida familiar, que pode gerar insegurança e desentendimentos entre os membros da família. É comum, a responsabilidade recair sobre um elemento da família. Apesar de a família ser a cuidadora primária dos idosos, ela pode recorrer às alternativas de cuidado, como as poucas instituições sociais, e, atualmente, aos cuidadores de idosos qualificados. É importante que as...
tracking img