Envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Envelhecimento


Muitas modificações orgânicas acontecem com o avançar da idade, a longevidade tornou-se uma conquista para a humanidade, porém trazem junto com ela algumas alterações que afetam o metabolismo, o consumo alimentar e consequentemente o risco de desenvolver doenças aumenta.
O alcance da longevidade representa uma grande conquista para a humanidade, mas com o avançar da idademuitas modificações orgânicas acontecem, afetando o metabolismo, a ingestão de alimentos, a atividade física e o risco de desenvolver doenças (ORTEGA et al., 1992).
Doenças crônicas não transmissíveis e desordens nutricionais são encontradas frequentemente nas pessoas idosas, essas modificações necessitam de uma atenção especial e cuidados constantes pelo fato de haver risco de morbidade emortalidade. Um grande fator de prevenção e controle de várias doenças é a combinação da nutrição com outras medidas, fazendo com que a expectativa de vida com qualidade esteja sempre em ascensão. Em contra partida, se a forma que for conduzida não for equilibrada e adequada, podem aparecer e enfermidades degenerativas e outras patologias existentes no envelhecimento.
As desordens de naturezanutricional são muito frequentes na população idosa e as doenças crônicas não-transmissíveis, também prevalentes nesta faixa etária, fazem com que esses indivíduos necessitem cada vez mais de constantes cuidados e atenção, em virtude do risco de morbidade e de mortalidade que apresentam.
A nutrição, em combinação com outras medidas, aumenta a expectativa de vida com qualidade, pois pode atuar comofator de prevenção e controle de várias doenças. Por outro lado, quando não conduzida de forma equilibrada e adequada, pode contribuir para o aparecimento e a evolução de enfermidades degenerativas e distúrbios associados ao envelhecimento.
A ingestão alimentar é um fator preponderante para o processo de envelhecimento, verificando-se que o envelhecimento está frequentemente associado a umaingestão alimentar reduzida e perda de apetite.
O perfil demográfico está passando por mudanças que mostram novas perspectivas de padrões alimentares e cuidados com faixas etárias que necessitam atribuições dietéticas específicas, no caso dos senescentes, essas modificações de padrão de alimentação ocorrem pelo fato das alterações que advêm do envelhecimento, como alterações físicas, fisiológicasou metabólicas, bem como alterações na alimentação, pelo fato da dificuldade da preparação, da compra dos insumos e do modo de como são compartilhadas as refeições na atmosfera familiar.
Neste contexto alimentar, em paralelo, estão ocorrendo mudanças no perfil demográfico as quais indicam novas perspectivas de padrão alimentar e cuidados aos grupos com necessidades dietéticas específicas(crianças, adolescentes, esportistas, idosos, etc). No caso dos idosos, as modificações no consumo de alimentos decorrem também das alterações, que acontecem no envelhecimento, como as metabólicas, físicas (como a mastigação) ou fisiológicas (como por medicação, perda da sensação de sede) à alimentação e das restrições no preparo das refeições, na compra de alimentos assim como no modo de compartilharas refeições e os alimentos no ambiente familiar (COITINHO et al.,1991).
Deste modo, a população idosa necessita de atenção especial nos cuidados nutricionais, como ingestão reduzida de gordura saturada e colesterol, prevenção do consumo excessivo de carboidratos simples, e garantia da ingestão adequada de nutrientes como vitaminas e fibras proporcionando uma boa qualidade de vida para o idoso(FRANK; SOARES, 2002).
Desta forma, torna-se imprescindível para esta população uma série de cuidados nutricionais, entre os quais pode-se citar: ingestão reduzida de gordura saturada e colesterol; evitar o excesso de carboidrato simples; ingestão adequada de nutrientes tais como vitaminas e fibras para garantir o êxito da qualidade de vida do idoso
O consumo de vitamina D foi bem abaixo da...
tracking img